O mês de julho passou a correr, contudo tivemos tempo de terminar algumas UFCDs e iniciar outras.
Iniciámos a UFCD 3540 – Animação – Conceitos, Princípios e Técnicas.
Começámos pelo tema da comunicação: análise transacional, é uma teoria da personalidade e uma psicoterapia para o crescimento e a mudança pessoal, criada pelo Dr. Eric Berne. Ficámos a saber que o objetivo da análise transacional é levar o indivíduo a alcançar a autonomia de vida, isto é, ter o controlo da sua própria vida, aceitar a responsabilidade dos seus próprios sentimentos, pensamentos e comportamentos. Tudo isto pode ser obtido através da recuperação de três capacidades: consciência, espontaneidade e intimidade. Estas três capacidades são inatas no ser humano, no entanto algumas vezes ficam limitadas devido a situações stressantes ou traumáticas que se sofrem na infância. Por isso o Dr. Berne dizia: “todos nós nascemos príncipes e princesas, mas às vezes a nossa infância transforma-nos em sapos”. Gostámos muito desta afirmação e daqui resultaram alguns debates sobre o porquê de algumas das nossas atitudes.
Falámos ainda sobre caricias/afetos e concluímos que vivemos numa sociedade sem tempo para nós próprios e ainda menos para os outros, mas as carícias/afetos são essenciais à vida de uma pessoa e isto fez-nos refletir sobre a importância que temos nas vidas uns dos outros e nas atitudes que temos e que por vezes magoamos os outros.
Fizemos ainda alguns jogos de dinâmica de grupo que nos proporcionaram algum (auto)conhecimento e nos fizeram compreender a importância da comunicação.
Agora estamos preparados para umas belas férias.
Até breve!
Curso 4 – Ação 1 – Assistente Operacional
Raquel Santos, formadora