Integrações Profissionais

Ricardo Pinto

Ricardo Pinto, de 22 anos de idade, frequentou dois serviços da A2000 e atualmente encontra-se integrado profissionalmente na Adega Cooperativa de Mesão Frio.

Após terminar a escolaridade e sem perspetivas de emprego, realizou formação profissional na A2000, tendo concluído o curso de “Auxiliar de Serviços Gerais”. Posteriormente, foi encaminhado para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000 (CRIP), para a medida IAOQE (Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego), através do serviço de Emprego de Vila Real.

Neste âmbito realizou estágio na Adega Cooperativa de Mesão Frio, entidade com quem já tinha contactado durante a Formação Prática em Contexto de Trabalho que realizou durante o curso de formação profissional. Na entidade desenvolveu tarefas relacionadas com a lavagem do vasilhame, apoio ao processo engarrafamento, rotulagem de garrafões, embalagem/acondicionamento de produtos, reposição de produtos em falta no posto de vendas e por último, a limpeza e organização das instalações/armazém. 

Ao longo desta experiência, o Ricardo revelou um desempenho satisfatório, mostrando algum interesse e motivação pelas tarefas, assim como uma adequada integração na equipa de trabalho. Tudo isto conduziu a uma melhoria das suas competências pessoais e profissionais, tendo a Adega Cooperativa proporcionado a sua integração profissional através da medida “Estágio Inserção”.

Para o Ricardo esta integração tornou-o mais responsável e concentrado, além de lhe ter proporcionado um rendimento mensal, que lhe vai permitir ajudar os seus pais que atualmente se encontram desempregados.

Por último, o cliente afirma que a A2000 foi muito importante no seu percurso, “é uma instituição repleta de pessoas boas, sempre prontas a ajudar no que precisamos”. Guardo, sem dúvida, boas recordações.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Entidade: Adega Cooperativa de Mesão Frio

Atividade: Produção de Vinhos

Concelho:  Mesão Frio

Fundada em 1950, a Adega Cooperativa de Mesão Frio é a mais antiga e, uma das mais importantes adegas cooperativas da região Duriense, que se dedica à produção do vinho do Porto, mas também de vinhos brancos, tintos e rosés, acompanhando assim a dinâmica do mercado. Constituída por meio milhar de associados, produz anualmente mais de dois milhões de litros de vinho, embora tenha um capacidade instalada de vinificação para 4 milhões.

O primeiro contacto profissional desta adega com o cliente ocorreu durante a formação profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade, tendo a entidade proporcionado uma continuidade da intervenção com o término da formação, através do Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP), no sentido de aperfeiçoar as suas competências profissionais e efetivar a integração na entidade.

Para o Eng.º Pedro Kendall, um dos responsáveis da entidade, “a A2000 tem sido muito importante na vida do Ricardo, pois permitiu-lhe ser incluído ativamente no mercado de trabalho e na sociedade”.

“As expectativas que possuíamos em relação ao Ricardo foram satisfeitas. O cliente ao longo das experiências de trabalho foi evoluindo favoravelmente, realizando com maior qualidade e autonomia as tarefas solicitadas, o que permitiu a evolução das duas competências profissionais e a sua integração profissional.”

Após a integração profissional, foi possível observar no cliente uma mudança positiva no seu comportamento. Para o Eng.º Pedro Kendall é visível que está mais responsável e autónomo, contudo ainda é necessário suprimir algumas lacunas e dificuldades de forma a potenciar o seu rendimento de trabalho.

Com esta experiência a entidade cumpre o seu dever de responsabilidade social, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida do cliente e para a sua inserção na comunidade.

Ana Augusto, Técnica da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content