Integração profissional – Paula Pinto

Paula Pinto e Raúl Gouveia

Antiga formanda da A2000, Paula Pinto encontra-se atualmente integrada no restaurante Adega Guimarães, no Peso da Régua. Encontra-se desde 2019, inserida num Contrato de Emprego Apoiado em Mercado Aberto (CEAMA), tendo o contrato sido alvo de renovação, no presente mês de dezembro, por mais 12 meses.

Após a formação profissional na A2000, a Paula realizou formação prática em contexto de trabalho em 2017 no âmbito da ação de “Apoio à Colocação” e em seguida realizou um Estágio-Inserção de 12 meses.

A executar tarefas ligadas à limpeza e higienização do edifício e ao apoio à cozinha, a Paula descreveu o trabalho que faz no restaurante. “Estou aqui há três anos, desde 2017 e, desde então, faço um pouco de tudo, ajudo na cozinha, faço a limpeza e lavo a loiça, entre outras tarefas que me são pedidas. Trata-se de uma oportunidade de trabalho que tive, e que mudou muitas coisas na minha vida. Ganhar um ordenado ajudou-me a ter novas perspetivas e a juntar algum dinheiro para fazer coisas de que gosto e até para fazer planos para o futuro, como tirar a carta de condução e juntar-me com o meu namorado”, explicou.

Em relação à sua situação profissional, a Paula manifestou o desejo de continuar o seu percurso na Adega Guimarães, e deixou elogios a todo o trabalho feito pela A2000 no sentido de a ajudar a ter esta oportunidade, num percurso na Associação que ela recorda com saudade. “Gostei de todo o meu percurso na A2000. Sinto saudades de tudo, dos colegas, dos professores. Hoje cada um de nós seguiu o seu caminho, mas ainda nos falamos pelas redes sociais. Quanto à Associação, o apoio que sempre me deram foi muito bom, até porque quando entrei na formação, as pessoas pensavam que não me ia conseguir desenrascar com as rotinas diárias e as atividades que me eram pedidas, mas hoje sinto-me mais capaz. E acabei por ficar colocada perto de casa, aqui na Régua. Se me perguntarem se recomendo a A2000 para ajudar mais pessoas a encontrar uma oportunidade, claro que recomendo, porque estou contente com a ajuda que me deram”, frisou.

Quem também mostrou o seu contentamento com o trabalho da A2000 em matéria de integrações socioprofissionais foram os proprietários da Adega Guimarães, Raul Gouveia e Isabel Gouveia, conhecidos por terem muita recetividade no acolhimento de colaboradores através das várias medidas de apoio existentes. “Sempre tivemos, ao longo dos anos, muita vontade de dar oportunidades a pessoas com deficiência e incapacidade, por um lado para as ajudar na sua integração e, por outro, porque através destes apoios podemos encontrar colaboradores muito bons. E, neste trabalho de apoio e acompanhamento que é feito para ajudar as empresas a ter acesso a estes apoios, não há instituição melhor que a A2000, e dizemo-lo a toda a gente”, reiteraram.

Em relação à Paula, salientam a grande evolução que registou ao longo dos últimos três anos, bem como a relação de afetividade que já desenvolveram com ela, paralelamente à vida profissional. “Quando a Paula veio para cá, o nosso objetivo foi tentar ajudá-la a cumprir os critérios de limpeza que pretendemos para o nosso espaço, e tivemos que trabalhar com ela nesse sentido. Apesar de ela ser, por vezes, algo desconcentrada e de, em certas situações, poder tomar mais a iniciativa de fazer certas coisas sozinha, a verdade é que ela é uma rapariga muito educada e prestável, e faz praticamente parte da família, sendo envolvida em tudo o que fazemos”, referiram, desejando que o período de pandemia que atravessamos possa ser superado rapidamente, a fim de inverter o contexto mais difícil atravessado na nossa vida coletiva.

Ana Augusto e Gonçalo Novais, Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA

22 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024
Skip to content