Ricardo Pinto em Contrato de Emprego-Inserção + (CEI+).
O Ricardo Pinto é um adulto natural do concelho de Mesão Frio, que está integrado profissionalmente na Junta de Freguesia de Mesão Frio (Santo André), ao abrigo de um Contrato de Emprego-Inserção + (CEI+).
Foi encaminhado pelo Serviço de Emprego de Vila Real para o CRIP (Centro de Recursos para a Inclusão Profissional) da A2000 para a medida IAOQE (Informação, avaliação e orientação para a qualificação e emprego), com o intuito de se proceder à análise das suas competências pessoais e profissionais. Após término do acompanhamento de IAOQE, foi encaminhado para a medida de Apoio à Colocação, para promover uma intensiva procura de emprego.
Juntamente com o cliente, procedemos ao levantamento das suas expectativas profissionais e, nesse sentido, a equipa do Centro de Recursos efetuou prospeção de mercado junto do Presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio, a qual se mostrou disponível em colaborar. Assim, foi efetuada uma candidatura a uma medida ativa de emprego (CEI+), de forma que o Ricardo obtivesse uma integração profissional na sua área de residência inserida no seu leque de interesses.
Questionado sobre o impacto desta integração na sua vida, o Ricardo mostrou grande satisfação, e explicou em que consiste o seu trabalho. “As minhas tarefas passam por fazer a limpeza das vias públicas. Ando com o soprador, para limpar os espaços, arranco a erva, varro as ruas e as valetas. É um trabalho que me mantém ocupado e faz-me sentir mais útil e incluído na comunidade”, assegurou.
Continuadamente, o Ricardo assume esta integração como fundamental para o seu bem-estar, apontando que “gosto muito de trabalhar aqui e também daquilo que faço, os colegas tratam-me bem e ajudam-me sempre que preciso”. Agora, posso ajudar nas despesas de casa e posso comprar alguma coisa para mim”. Assim, são visíveis melhorias significativas na autonomia e independência do cliente, as quais foram provocadas pela definição do seu percurso profissional.
Para António Nunes, Presidente da Junta de Freguesia de Mesão Frio, o objetivo passa por levar a entidade a assumir a sua responsabilidade social em prol do apoio a segmentos mais vulneráveis, referindo a importância de enquadrá-los profissionalmente. Neste sentido explica como decorreu a integração do Ricardo: “Já tinha frequentado uma medida ativa de emprego numa outra autarquia local do Concelho.”
No âmbito da integração profissional do Ricardo, o Presidente considera que as pessoas com deficiência “são tão ou mais capazes de desempenhar funções com responsabilidade em contexto de trabalho como as demais.” Posto isto e questionado sobre estabelecer vínculos contratuais, o Presidente mostra recetividade em fazê-lo, no entanto, e como refere, as questões orçamentais assumem-se como um entrave para efetivar contratos.
Por fim o Ricardo deixa umas palavras de agradecimento ao Presidente da Junta pela oportunidade em poder mostrar que também tem competências para exercer uma atividade profissional.
Fátima Teixeira, Técnica do CRIP