Integração Profissional

O João Pedro Eiras está integrado na Junta de Freguesia de Santa Eugénia, no âmbito de um Contrato Emprego Inserção+

A história do João Pedro na Junta de Freguesia de Santa Eugénia é um exemplo inspirador de como a integração profissional de pessoas com deficiência pode beneficiar todos os envolvidos. Com apoio, dedicação e uma abordagem inclusiva, é possível transformar vidas e fortalecer comunidades. O João Pedro foi acompanhado na medida de Apoio à Colocação, com o intuito de encontrar um emprego ajustado às suas necessidades e especificidades. Realizou experiência laboral na Junta de Freguesia de Santa Eugénia, tendo sido, recentemente, integrado através de um Contrato Emprego Inserção +.

A presidente da Junta de Freguesia e o próprio João Pedro partilharam as suas experiências revelando o impacto positivo desta integração.

O João Pedro desempenha várias tarefas na Junta de Freguesia, tal como o próprio descreve: “as minhas funções são regar plantas, limpar canteiros, varrer ruas, acompanhar idosos a casa bem como na limpeza dos espaços interiores da junta.” É descrito como “um homem dos sete ofícios.” A presidente, Mariana Henrique, destacou a sua disposição e versatilidade: “Ele está sempre disposto a fazer o que quer que seja… É amado por todos, muito educado e prestável.”

Quando questionada sobre os motivos pelos quais enquadraram o João Pedro, a Presidente explicou que a decisão foi unânime, principalmente devido à sua personalidade cativante: “Ele é um menino da terra, amado por todos, muito educado e prestável e tem sempre uma palavra agradável para dar. Um dos maiores motivos para esta integração foi sem dúvida a maneira de ser dele. Aceita tudo quanto lhe propomos, adora sentir-se envolvido nas tarefas e na comunidade e contagia quem o rodeia.”

Integrar uma pessoa com deficiência pode trazer inúmeros benefícios tanto para o indivíduo quanto para a empresa. A presidente sublinhou o impacto positivo desta experiência: “Apesar de estarmos a lidar com uma pessoa com algumas limitações, considero que a nível de desenvolvimento emocional é transformador, para ambas as partes… Sentir que podemos contribuir tão positivamente na vida de alguém com tão pouco é muito gratificante.” Continuadamente, menciona que o João Pedro rapidamente se adaptou às rotinas diárias da Junta de Freguesia. A Ana, a sua colega de trabalho, desempenhou um papel crucial, oferecendo atividades cognitivas e divertidas para estimular o seu desenvolvimento. “O nosso João Pedro ambientou-se muito bem, e agora já faz parte da nossa equipa,” comentou a presidente.

A integração de pessoas com deficiência pode apresentar desafios, mas a Junta de Freguesia está comprometida em continuar este trabalho. A presidente expressou a sua esperança de que, no futuro, mais pessoas com deficiência possam ser integradas na comunidade: “É sem dúvida alguma um desafio enorme… Durante a minha passagem por este executivo pretendo continuar com o João Pedro, e espero honestamente que no futuro, exista uma vontade de continuar a abraçar causas tão bonitas como esta.”

Nesta integração, a Presidente vê o apoio da A2000 como fundamental para o sucesso deste processo de integração. “O apoio dado pela A2000 é fantástico. Profissionais dedicadas e dinâmicas que acabam por ser fundamentais neste processo de estágio e integração,” afirmou a presidente.

Para outras entidades e empresas, a presidente deixou uma mensagem encorajadora: “Gostava de as incentivar a continuar com o bonito trabalho que têm feito até agora, porque estas pessoas, apesar de mais incapacitadas, conseguem vivenciar coisas e sentir-se verdadeiramente realizadas com a vossa ajuda e dedicação. E ao final do dia, o que vai prevalecer é ver como as fizemos sentir, e como nos sentimos ao vê-las sorrir.”

Para o João Pedro, a integração na Junta de Freguesia foi uma experiência transformadora. “A minha vida mudou para melhor desde que comecei a trabalhar na Junta. Criei laços com a comunidade da minha aldeia, conheci pessoas novas e, acima de tudo, fiz grandes amigos, o que me faz sentir mais acolhido e muito mais feliz.”

Fátima Teixeira, Técnica do CRIP

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content