Amílcar Pereira – Município de Vila Real
Amílcar Pereira é um adulto de 58 anos, residente em Vila Real. Sem escolaridade e sem perspetivas de emprego, inscreveu-se no Serviço de Emprego de Vila Real, que o encaminhou para o Centro de Recursos da A2000, com o objetivo de encontrar uma resposta profissional.
Após o levantamento de interesses e expectativas, o cliente referiu que realizou um Contrato Emprego Inserção no Município de Vila Real, nomeadamente no Centro de Ciência, tendo adorado a experiência. Realizou-se contacto com o Município, o qual mostrou total abertura em receber o cliente e integrá-lo profissionalmente.
A entidade avançou prontamente para a candidatura de um Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto, tendo o cliente ficado integrado em julho/23. No Centro de Ciência desenvolve tarefas relacionadas com a preparação de parcelas de jardins para receberem a plantação de flores e árvores, concretiza ainda a transplantação das mesmas. Ademais limpa e remove o lixo de jardins, rega e sacha plantas e limpa e conserva canteiros e respetivos caminhos de acesso. Menciona que adora a equipa em que está integrado, sendo uma retaguarda a quem recorre sempre que necessita e precisa de algum esclarecimento ou informação a nível pessoal, a sobretudo no campo de medicação.
Amílcar refere que a A2000 foi uma “cura, tirou-me de casa, melhorou a minha saúde” e permitiu que regressasse ao mercado de trabalho e ainda por mais na área da jardinagem que adora.
Por sua vez, a Dra. Mafalda Vaz de Carvalho, Chefe de Divisão do Município de Vila Real, refere que o cliente evoluiu muito a nível da responsabilidade e autonomia, contudo carece de uma equipa técnica atenta, que o apoie numa ou noutra situação de instabilidade a nível pessoal e social. Salienta que “apesar das competências de trabalho, o Amílcar necessita de um apoio individualizado, para que atinga um equilíbrio. O CEI+ funcionou como uma etapa prévia que nos permitiu avaliar as suas competências técnicas e a sua possível integração. Só por isso é que demos o passo seguinte.”
Segundo a Dra. Mafalda, “o apoio da equipa técnica da A2000 foi importantíssimo, pois avaliou o cliente de forma transversal, o que permitiu analisar e perceber a sua funcionalidade e quais as suas competências e limitações.” Menciona que o apoio da A2000 foi extraordinário, pois permitiu a possibilidade de integrar o Amílcar, que possui especificidades únicas, num Contrato Emprego Apoiado em Mercado Aberto. Refere que a A2000 é um importante mediador nestas iniciativas, porque analisa e percebe as características do Amílcar, qual o local onde melhor se enquadra e abriu consequentemente a possibilidade de o manter no local para desenvolver competências técnicas na função.
O Município de Vila Real, concretiza com esta integração profissional a execução do 6º contrato de trabalho ao abrigo do Emprego Apoiado em Mercado Aberto, o que proporciona um papel de coesão social importantíssimo, pois dentro das regras de contração de colaboradores, segundo a Dr. Mafalda Vaz de Carvalho “o Município dá um sinal ,de que existem mecanismos que nos permitem integrar e valorizar as competências de qualquer ser humano, independentemente das suas circunstâncias e do seu estado social e de saúde.” Alega ainda que é um papel primordial de qualquer autarquia ou qualquer administração do estado dar este sinal de inclusão e integração, e acima de tudo de coesão social.
Ana Augusto, Técnica do CRIP