Integração Profissional  

Daniel Moura

O Daniel Moura é um jovem adulto de 22 anos, natural do lugar da Passagem, freguesia de Andrães, no concelho de Vila Real, e está profissionalmente integrado na empresa Fribila através de um Estágio de Inserção.

Após o término do seu percurso escolar na Escola Monsenhor Jerónimo de Amaral, em Vila Real, foi encaminhado para o Centro de Recursos para a Inclusão Profissional da A2000 onde realizou a avaliação da sua funcionalidade enquadrado na medida de IAOQE (Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego), tendo-se verificado a necessidade de frequentar Formação Profissional para desenvolvimento de competências, pelo que foi encaminhado para esse serviço.

Depois de ter frequentado o curso de Assistente Familiar e de Apoio à Comunidade e de algumas experiências práticas de trabalho, é na Fibrila que o Daniel tenta agora encontrar o seu espaço em funções que, mesmo não sendo aquelas que inicialmente mais desejaria, estão a deixá-lo cada vez mais satisfeito no seu dia-a-dia. “A mecânica sempre foi a minha grande paixão, e o meu sonho era ter um trabalho onde pudesse fazer alguma coisa dentro dessa área. Antes de vir para a Fribila, tive algumas experiências profissionais que me ajudaram a saber um bocadinho mais, mas quando vim para cá, as tarefas que me pediram passavam por ajudar o Sr. Luís, um outro funcionário da empresa, na limpeza dos espaços ou a fazer cargas e descargas de material para as obras que a Fribila faz no exterior. Agora, até já vou com o pessoal para as obras, às vezes, para ajudar a descarregar o material“, revela.

Nas suas declarações, o Daniel destaca a importância que um outro colega de trabalho teve na sua adaptação às funções na empresa, e diz-se hoje mais maduro, mais flexível, no sentido de se ajustar a tarefas que possam estar fora da sua zona de conforto e preferências pessoais. Até porque, se não experimentarmos, não sabemos se gostamos, como ele diz. “No início, já sabia que não vinha para um trabalho onde fizesse o que mais gosto, que é trabalhar na mecânica, mas a verdade é que estou a gostar mais do que aquilo que estava à espera. Sinto-me cada vez mais integrado na equipa, o Sr. Luís tem tido muita paciência para me ensinar a fazer bem o meu trabalho, e hoje já consigo manter os espaços sempre limpos e arrumados e sei onde está muito do material que nos pedem. Tenho de agradecer à A2000 por me ter ajudado a encontrar esta oportunidade de trabalho, e por me ajudar a ter hoje outra forma de a aproveitar. Antes, era muito teimoso e só queria trabalhar na área que mais gostava. Hoje, aprendi que se não experimentarmos fazer outras coisas, nunca iremos saber se gostamos ou não”.

Conhecido pela sensibilidade que transporta para a Fribila quanto ao tema da inclusão, Cândido Carvalho, gerente da empresa, fala dos aspetos que levaram à aceitação da integração do Daniel. “Esta situação surge através da parceria que temos com a A2000 em que, por um lado, aproveitamos a mais-valia de termos mais um trabalhador numa modalidade de estágio comparticipada pelo IEFP e, por outro, temos aqui uma pessoa que está cá para trabalhar e não cria problema algum. Uma das maiores exigências de gerir uma empresa é a gestão de recursos humanos e, nesse aspeto, não tenho nada a apontar à presença de pessoas como o Daniel no nosso funcionamento diário”.

Outro dos aspetos que Cândido Carvalho enaltece neste processo de integração socioprofissional prende-se com as diversas mais-valias que o ex-formando da A2000 tem mostrado, ao ponto de começar a ponderar facultar formação profissional para conduzir a empilhadora para trabalhos de cargas e descargas nas instalações da empresa e de já o ver como um elemento que supre lacunas que poderiam surgir por ausências de outros colegas de trabalho. “Ao nível do seu trabalho, o Daniel ajuda um outro nosso funcionário, o Sr. Luís, nas tarefas de limpeza e organização dos materiais no armazém, bem como nos carregamentos dos mesmos para as obras que fazemos um pouco por toda a parte. O facto de andar com outro nosso funcionário reveste-se de grande importância para nós, por uma questão de salvaguarda de possíveis ausências, seja por férias ou outros motivos, já que com o Daniel temos outro trabalhador imediatamente à disposição. E a verdade é que, com a ajuda do Sr. Luís, o Daniel tem aprendido a fazer cada vez melhor o seu trabalho, apresenta já uma certa autonomia na execução de tarefas do dia-a-dia e até já vai ajudar o pessoal para obras no exterior. O facto de irmos também ao armazém e constatarmos que está tudo limpo e organizado ilustra bem o empenho que o Daniel coloca naquilo que faz”.

A concluir, o gerente da Fribila elogia a parceria com a A2000 por todo o apoio durante este processo de integração, e assegura disponibilidade para, dentro dos recursos disponíveis, dar continuidade ao apoio a este importante trabalho de integração profissional de um público-alvo socialmente mais vulnerável. “Como gerente da Fribila, quero que a empresa transmita uma imagem condizente com a minha personalidade e as causas sociais que defendo, e a inclusão socioprofissional de pessoas com deficiência ou incapacidade é uma delas. Oxalá tivesse eu mais recursos para aceder a todos os pedidos que me chegam, mas tendo possibilidade de ajudar, quer na dádiva de mais oportunidades quer no apoio a instituições como a A2000, da qual temos muito gosto de ser Doadores, estaremos sempre disponíveis!”.

A Fribila é uma empresa situada na Zona Industrial de Vila Real que atua na área da refrigeração industrial e comercial desde 1997. Regendo-se pelos valores da Excelência, Profissionalismo e Seriedade, a Fribila procura proporcionar as melhores e mais adequadas soluções de climatização e de frio industrial, para as necessidades dos seus clientes, em serviços de Frio Industrial, Hotelaria e AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado).

Ana Augusto e Gonçalo Novais,

Técnicos da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content