Os formandos do Curso 1 – Assistente Operacional – Ação 4 têm vindo a desenvolver Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT) em diversas áreas, o que lhes permite uma visão mais holística no que diz respeito à variedade de oportunidades no mercado de trabalho. Num grupo com tanta diversidade no que diz respeito a objetivos e perspectivas de futuro, todos são da opinião que a FPCT é fundamental para o enriquecimento das competências profissionais e até mesmo sociais.
Todos os elementos do grupo referem que esta oportunidade de um contacto direto com o mundo laboral poderá vir a ser a oportunidade necessária para um futuro mais promissor, vendo esta etapa como o «salto» de que precisam para mostrar à sociedade do que são capazes, pois por vezes uma “porta aberta” poderá vir a mudar o rumo de qualquer vida.
A três meses do término da formação, os formandos têm consciência das suas responsabilidades e das oportunidades que poderão vir a ter e todos, sem exceção, referem que se sentem capazes de “agarrar” essas mesmas oportunidades com todo o empenho e responsabilidade.
Ao longo desta etapa, a equipa mobiliza-se de forma que os formandos se sintam acompanhados em todas as vertentes, sendo fundamental para um maior sucesso no dia-a-dia de cada um.
Neste grupo de formação, alguns formandos têm já alguma experiência profissional anterior, sendo considerada uma mais-valia para o sucesso da FPCT, pois já possuem uma bagagem de experiência e competência, o que facilita a integração em determinadas tarefas e responsabilidade que o mercado de trabalho exige.
De uma forma geral, todos os formandos reportam um feedback muito positivo com cada experiência e aprendizagem, sendo que cada entidade trabalha também diariamente e junto com a A2000, para que os objetivos de cada formando sejam alcançados e o futuro de cada um seja rodeado de sucessos e superações.
Marlene Azevedo, Técnica de Acompanhamento e Inserção