«Família» A2000 celebrou Natal – Poiares

Foi um solarengo e muito agradável dia 6 de dezembro aquele que serviu de «pano de fundo» para o Almoço de Natal da A2000, que reuniu toda a «família» da associação, juntamente com representantes de várias entidades parceiras da associação, que quiseram marcar presença nas celebrações.

Este foi também um momento em que os colaboradores da A2000 substituíram as “vestes” das suas funções técnicas, operacionais e administrativas, e assumiram por inteiro a tarefa de servir as cerca de três centenas de pessoas que encheram o refeitório das novas instalações da associação, facto que mereceu um pedido, por parte do presidente da A2000 António José Ribeiro, de forte aplauso, pelo envolvimento dos trabalhadores na concretização da iniciativa. “Quero agradecer aos colaboradores da associação, por todo o empenho e trabalho na preparação deste almoço e na montagem desta logística, para servir um total de 285 pessoas”, sublinhou, além de relembrar o grande desafio que a A2000 recentemente abraçou, na nova fase da sua vida. “Estar aqui hoje, nas novas instalações, é o resultado de uma determinação muito forte, e temos consciência do trabalho que nos espera para garantir o sucesso desta etapa. Não me canso de enaltecer o apoio decisivo da Câmara Municipal do Peso da Régua e da União de Freguesias de Poiares e Canelas neste processo, mas também da articulação com o Município de Santa Marta de Penaguião, que continua a ser uma das prioridades da nossa ação”, sublinhou, além de revelar que a A2000 atendeu, só este ano, 550 pessoas, e abrangeu mais de sessenta colaboradores.

Em representação do Centro Distrital da Segurança Social de Vila Real, a Dr.ª Madalena elogiou o passo dado pela A2000 numa nova etapa do seu desenvolvimento futuro. “Quero felicitar a Direção pela aquisição de um espaço tão bonito, que tive o privilégio de conhecer. Também vos digo que a Segurança Social estará sempre disponível para colaborar no que for necessário, num trabalho meritório e necessário que vocês desenvolvem aqui na região

Em representação do Município de Murça, a vereadora Vilma Pereira cumprimentou, em particular, os seus conterrâneos presentes e abrangidos pelo trabalho da A2000, e agradeceu o convite para estar presente no almoço, no culminar de um ano marcado por uma estreita e profícua colaboração entre as duas entidades, já ilustrada na melhoria da qualidade de vida e inserção socioprofissional de alguns dos seus munícipes.

Na sua intervenção, a vice-presidente do Município de Santa Marta de Penaguião, Sílvia Silva, frisou a importância da colaboração com a A2000. “Independentemente de algumas diferenças de opinião, o que importa é estarmos juntos nos momentos mais difíceis. Santa Marta estará sempre ao lado dos nossos utentes como da A2000, pois precisamos de respostas sociais que promovam a qualidade de vida dos nossos munícipes”.

Por fim, o presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves, mostrou a sua confiança de que este será “o primeiro de muitos” Almoços de Natal da A2000, e apelou à importância de todas as entidades se unirem em torno de projetos comuns na região, como o caso da associação. “Todos vão ficar a ganhar com esta nova fase que a associação vai atravessar, com o crescimento que vai registar nas suas respostas à comunidade. E mesmo as autarquias só terão mais capacidade de proporcionar melhores condições de vida aos seus munícipes, se trabalharem cada vez mais em rede. Este território é de todos, é a nossa casa, e aquilo que eu desejo é que a A2000, nesta região, consiga atingir os seus objetivos, e crescer, proporcionar cada vez mais respostas a quem delas necessite na nossa região”.

Além destas entidades, fizeram ainda representar-se no Almoço de Natal da A2000 a Câmara Municipal de Mesão Frio, União de Freguesias de Poiares e Canelas, União de Freguesias de Galafura e Covelinhas, União das Freguesias de Lobrigos (São Miguel e São João Baptista) e Sanhoane, União de Freguesias do Peso da Régua e Godim, Junta de Freguesia de Fontes, Junta de Freguesia de Alvações do Corgo, Centro de Emprego e Formação do IEFP de Vila Real, UDIPSS, Delegação de Santa Marta de Penaguião da Cruz Vermelha, Centro Social e Paroquial de São Miguel de Lobrigos, Casa do Povo de Godim, Associação Nossa Senhora das Candeias, Centro Social e Paroquial D. Manuel Vieira de Matos, Fundação Luís Vicente e Associação Penaguião em Movimento.

De referir que o raio de ação da A2000, enquanto entidade de âmbito regional, abrange 14 concelhos de quatro distritos. Para além da sede, as novas instalações servem os concelhos do Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Vila Real, Sabrosa, Alijó, Murça e Carrazeda de Ansiães. A A2000 continua presente, com instalações próprias, nos concelhos de Chaves, Baião, Resende, Armamar, Tabuaço e Mondim de Basto. 

Skip to content