Flávio Gonçalves – Junta de Freguesia de Pinhal do Norte – Carrazeda de Ansiães

Flávio

Flávio Gonçalves é um adulto, natural do concelho de Carrazeda de Ansiães, que está integrado profissionalmente na Junta de Freguesia de Pinhal do Norte, ao abrigo de um Contrato de Emprego-Inserção + (CEI+). 

Após ser sinalizado pela equipa do CRIP (Centro de Recursos para a Inclusão Profissional) da A2000, o Flávio foi encaminhado para o IAOQE (Informação, Avaliação e Orientação para a Qualificação e Emprego), para se proceder à análise das suas competências pessoais e profissionais. Em seguida, decidiu integrar-se o Flávio no serviço de Apoio à Colocação, a fim de ser colocado em contexto real de trabalho. Face aos indicadores recolhidos sobre as suas competências profissionais, avançou-se para uma medida ativa de emprego a cargo da Junta de Freguesia de Pinhal do Norte, que assim assume o seu papel de entidade integradora de pessoas de setores socialmente mais vulneráveis da população. 

Questionado sobre o impacto desta integração na sua vida, o Flávio mostrou a sua satisfação com este período na sua vida, e explicou em que consiste o seu trabalho. “As minhas tarefas passam por fazer a limpeza das vias públicas. Ando com a roçadora e o soprador, para limpar os espaços, arranco a erva, varro as ruas e as valetas, e ajudo a carregar o lixo. É um trabalho que me mantém ocupado e faz-me sentir mais útil, porque antes do contacto com a A2000 estava parado em casa, e apenas ajudava os meus pais de vez em quando. Com o dinheiro que ganho, até os ajudo mais, porque apesar de já ter comprado coisas para mim, ajudei-os na casa também! Posso dizer, por isso, que estar integrado melhorou a minha vida e a da minha família!”, assegurou. 

Para Nélia Teixeira, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal do Norte, o objetivo passa por levar a entidade a assumir a sua responsabilidade social em prol do apoio a segmentos mais vulneráveis socialmente. “Pretendemos ter uma intervenção ativa junto da população, principalmente junto daqueles com mais carências e dificuldades, nomeadamente os idosos, as famílias economicamente carenciadas e as pessoas com deficiência. O Flávio é muito empenhado no trabalho, mas precisava de um pequeno incentivo e apoio para assumir uma responsabilidade diária. Fizemos a tentativa inicial, integrando-o através de um estágio, correu bem, e avançámos para a medida de apoio do IEFP”.

Nélia Teixeira, Presidente da Junta de Freguesia de Pinhal do Norte

A adaptação do Flávio às rotinas e exigências do trabalho diário foi um aspeto bastante positivo elencado pela autarca no âmbito deste processo. “O Flávio foi integrado na equipa de colaboradores da junta de freguesia com a função de cantoneiro, e ajuda na limpeza das ruas e outros pequenos trabalhos. Como em qualquer emprego, devemos adaptar as funções das pessoas àquilo que serão capazes de executar, assim, serão colaboradores satisfeitos e realizados. As pessoas com deficiência necessitam de mais apoio e acompanhamento, mas nada os impede de serem colaboradores válidos e muito úteis para a Junta. O Flávio foi uma agradável surpresa. Quisemos abraçar este desafio que a A2000 nos propôs, mas o empenho do Flávio superou as nossas expectativas. Ele está bem integrado na equipa, é responsável, pontual e assíduo. E sempre que há um desafio novo, algum trabalho mais fora da rotina, o Flávio não mostra resistência e encara cada serviço como qualquer outro colaborador”.

Também o apoio da A2000 foi elogiado pela presidente de junta, que garante continuar alerta no futuro, no sentido de providenciar mais apoio e oportunidades a pessoas com deficiência ou incapacidade, em prol da sua qualidade de vida. “O apoio à integração de pessoas com deficiência é uma preocupação da Junta de Pinhal do Norte e, após esta experiência com o Flávio, sentimos que é mais simples do que inicialmente esperávamos. Como disse antes, a nossa experiência foi muito além das nossas expetativas. Está a correr muito bem e o Flávio está muito integrado nas suas funções. Os dois colaboradores entendem-se muito perfeitamente e são uma equipa muito responsável. E ao fim, quase nos esquecemos que um deles tem deficiência. A A2000 deu todo o apoio na candidatura ao IEFP, clarificando as diferenças com outras candidaturas. Mas, acima de tudo, deu apoio nas necessidades específicas do Flávio, sensibilizando-nos para pormenores que nos poderiam passar despercebidos. Esteve muitas vezes em contacto connosco, elementos da Junta, e com ele, e por isso estamos francamente agradados com a experiência”.

Fátima Teixeira,

Técnica de Apoio

Notícias Relacionadas

ASSEMBLEIA-GERAL ORDINÁRIA

22 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024

Doador do mês de outubro

10 de Outubro, 2024
Skip to content