No âmbito da UFCD 3522APCDI- Tratamento de Plantas e Animais, o Curso 12 – Ação 1, a decorrer em Poiares, foi plantar ervas aromáticas nos jardins da A2000.
Esta atividade teve como objetivo conhecer os aspetos básicos da constituição das plantas, identificar as suas caraterísticas, assim como as principais regras a ter em conta no tratamento de plantas.
A escolha de ervas aromáticas foi sugerida pelo grupo pela importância que estas têm na nossa saúde e bem-estar e também porque a nossa região é muito rica neste tipo de plantas que abundam na natureza, mas que a maior parte das pessoas não conhece.
Nesta atividade tiveram em consideração a preservação do meio-ambiente plantando as ervas aromáticas em garrafões e garrafas de água e pacotes de leite previamente pintados, recorrendo assim a material reciclado.
Foram plantadas as seguintes ervas aromáticas: aloé vera, alecrim, cidreira, lavanda, salva, mastruço, arruda e hortelã.
Em sala construíram-se placas de identificação para colocar nos respetivos vasos e realizou-se uma pesquisa sobre os principais benefícios de cada uma das plantas.
Ficam algumas dicas:
Aloé vera – ajuda a acelerar a cicatrização de queimaduras e atenuar cicatrizes de acne.
Alecrim – possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas.
Cidreira – melhora a qualidade do sono, combate a ansiedade e stress, entre outros benefícios.
Lavanda – acalma, estimula, cicatriza, conserva alimentos e desinfeta.
Salva ou sálvia – possui propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e analgésicas, entre outras.
Mastruço – o chá ou a infusão das folhas ajudam a aliviar sintomas e combater doenças como reumatismo, sinusite, rinite, gripe e resfriado, catarro e tosse crônica, inflamação da garganta, dor ciática e até asma.
Arruda -é útil no tratamento de sarna humana, piolhos, assaduras, frieiras, verminoses e até problemas circulatórios como varizes e hemorroidas.
Hortelã – é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o cancro de pele. Pode ser aplicado para a acne e espinhas.
Após a plantação os vasos foram colocados numa palete e deixaram o espaço exterior da nossa Associação mais cheiroso, belo e primaveril.
Estas atividades práticas permitem adquirir e aperfeiçoar novos conhecimentos para que no momento da Formação Prática em Contexto de Trabalho o grupo esteja mais preparado para enfrentar essa etapa tão importante das suas vidas.
Curso 7- Ação 1– Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Isabela Lima, Formadora