“Os idosos são guardiões das tradições, mas também pontes para novas experiências, (…)”, pelo que desempenham um papel único na sociedade como transmissores de conhecimento e história, enquanto permanecem abertos a novas ideias e perspetivas. Eles são testemunhas vivas do passado, mas mostram também que a idade não é uma barreira para a curiosidade ou para a evolução.
O mês de novembro nos Espaços de Convívio da A2000 foi um reflexo disso mesmo. Foi especialmente desenhado para celebrar a energia, sabedoria e criatividade dos nossos idosos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras e momentos inesquecíveis.
A primeira semana foi dedicada a conversas animadas sobre as maiores invenções da história, desde a roda até à internet. Os participantes puderam refletir sobre como essas criações impactaram as suas vidas e a sociedade, partilhando perspetivas únicas sobre as mudanças que testemunharam ao longo das décadas. Foi um encontro onde o passado e o futuro se encontraram através de debates inspiradores. Descobrimos e/ou relembrámos até algumas invenções portuguesas, como a caravela, o multibanco ou a via verde, mostrando que nós, portugueses, continuamos a “dar cartas” no mundo.
Os magustos, obviamente, também não poderiam faltar e, enquanto uns decidiram fazê-lo no conforto de um restaurante, outros preferiram fazê-lo em torno das brasas, onde assaram castanhas e recordaram histórias de outros tempos. A tradição cumpriu-se!
O Boccia, um desporto inclusivo e acessível, trouxe a oportunidade de exercitar corpo e mente. Os torneios, realizados ao longo do mês, organizados pela Fundação INATEL e patrocinados pelos respetivos Municípios, destacaram a importância da atividade física na terceira idade, mas, acima de tudo, promoveram o convívio saudável entre participantes. A competição foi apenas um pretexto para momentos de alegria, companheirismo e passeio, pois viajámos até Sabrosa e Mirandela.
Um dos pontos altos, com os idosos do Espaço de Convívio de Parada do Bispo e Valdigem, foi a ida a um estúdio de gravação, onde puderam dar voz ao Hino da sua terra. Cada nota cantada representou um sonho realizado, mostrando que nunca é tarde para experimentar algo novo. A emoção de ouvir as suas vozes gravadas ficará, sem dúvida, como uma recordação preciosa.
Numa outra atividade, o foco recaiu sobre as superstições e tradições populares. Com humor e muita partilha, os idosos relembraram crenças antigas, como o “mal de quebrar um espelho” ou “o poder de um trevo de quatro folhas”. Estas histórias revelaram as suas vivências e as influências culturais que moldaram o seu olhar sobre o mundo. Houve também tempo para falar sobre a “Numerologia” e os mistérios do “Tarot”.
Novembro foi muito mais do que uma agenda repleta de atividades – foi uma celebração da vida e da partilha. Cada atividade trouxe uma nova oportunidade para aprender, relembrar e criar, demonstrando que a idade não é um limite, mas sim uma fonte de inspiração e sabedoria. E assim vivenciámos o presente, falando do passado e do futuro…
Paula Conceição, Técnica da A2000
Os Espaços de Convívio da A2000 desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, nas seguintes freguesias: União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes e no Concelho de Lamego na União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.
Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Baptista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo, a Freguesia de Fontes e a União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.