Estratégias para retirar a chupeta ao seu filho

Desenho de chupeta

Como abordado na anterior newsletter, já sabemos que o uso prolongado da chupeta pode provocar alterações no crescimento facial, na arcada dentária, na mobilidade dos lábios e/ou da língua e, até mesmo interferir com o modo de respirar da criança, de mastigação e de deglutição (Rombert, 2013).

Assim, o objetivo desta notícia consiste em fornecer algumas estratégias utilizadas para adotar na fase da remoção da chupeta. No entanto, é preciso salientar que o tempo de utilização da chupeta por parte da criança deve ser reduzido, desde o seu nascimento. Poderá não precisar das estratégias abaixo mencionadas, mas se a criança criou um laço emocional à chupeta pode sempre experimentar as próximas indicações:

· Inclua a criança neste processo. Converse com ela e explique a importância da remoção da chupeta: “estás a ficar crescido já não precisas tanto dela, ….”.

· Explique também as consequências do uso prolongado da chupeta – “ a chupeta não faz nada bem aos dentes” – pode mesmo mostrar fotografias de crianças com alterações na arcada dentária.

· Faça uma remoção gradual do uso da chupeta, isto é, diminuir o tempo em que o seu filho utiliza chupeta durante o dia (ex: usar apenas para dormir).

· Evite utilizar porta chupetas na roupa da criança. Este comportamento irá evitar o uso da chupeta em momentos desnecessários.

· Substitua a chupeta por outro objeto (ex: cobertor, manta, urso) para a criança recorrer quando necessitar de mais conforto.

· Ofereça a chupeta a uma personagem fictícia (fada das chupetas, coelhinho da páscoa, desenho animado preferido, …) e explicar que a chupeta vai ser usada por outro menino(a)/bebé que está a precisar, como ele já precisou.

· Colocar sabores desagradáveis na zona de sucção da chupeta (Amaral, et al 2009 citados por Riva 2013). No final explicar à criança que a chupeta está a ficar estragada.

· Quando o seu filho estiver a falar com a chupeta na boca, mencione que não o percebe. Não responda, mesmo que tenha percebido. Mantenha sempre a mesma postura.

Além de tudo, tenha em mente que as crianças têm personalidades e temperamentos diferentes, ou seja, o que pode resultar para a “Joana” pode não resultar para o “Tomás”. No entanto, não desista e seja persistente mesmo em momentos de desespero.

Tamára Ramos, Terapeuta da Fala

Bibliografia

  • ROMBERT, Joana – O Gato Comeu-te a Língua?. Esfera dos Livros, 2013.
  • RIVA, Ligia – Descrição de uma estratégia para remoção de hábitos orais e investigação do seu grau de eficiência. Faculdade de Odontologia de Piraciaba da Universidade Estadual de Campinas, 2013.
  • FERREIRA, Júlia – Relação entre Alterações Fonéticas e Uso de Chupeta em Crianças de 5 a 11 Anos de Idade.  Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, 2015.
  • “Como tirar a chupeta de criança”, disponível em < https://www.famivita.pt/como-tirar-a-chupeta-de-crianca/>, consultado a 25 de fevereiro de 2019

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