No dia 20 de novembro de 1959 a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou a Declaração dos Diretos da Criança e, no mesmo dia, em 1989, a Assembleia adotou por unanimidade a Convenção sobre os Diretos da Criança (CDC).
Para celebrar esta data, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens – CPCJ – dinamizou a campanha nacional “Estendal dos Direitos”. No concelho de Baião, a CPCJ convidou as instituições públicas e particulares a participar na campanha. Participaram, de forma ativa e bastante criativa, os alunos dos agrupamentos de escolas de Vale de Ovil, Sudeste de Baião e Eiriz. Participaram também utentes das instituições sociais ADEGRIL, Centro Social de Santa Cruz do Douro, Centro Social e Paroquial de Santa Marinha, CECAJUVI, Santa Casa da Misericórdia de Baião e OBER. Os utentes, em colaboração com os técnicos, realizaram as t-shirts e mantas de retalhos, com o objetivo de transmitir a mensagem que a Convenção dos Direitos da Criança materializa.
Alguns dos nossos formandos estavam bastante entusiasmados com a visita ao “Estendal dos Direitos” porque as entidades nas quais realizam FPCT participam na exposição e, eles próprios, ajudaram nas t-shirts. Assim, temos o Jorge na EB1 de Santa Cruz do Douro, a Liliana na CECAJUVI e a Paula na OBER.
A Campanha Nacional “Estendal dos Direitos” está a decorrer em Baião no Tribunal Judicial de Baião até 30 de novembro e, na nossa opinião, todos devem visitar para aumentar a consciência sobre os Direitos da Criança. É importante que toda a comunidade tenha a oportunidade de visitar esta exposição e ver os trabalhos que são o reflexo daquilo que pensam e sentem os alunos acerca dos Direitos da Criança. Além disso, podem apreciar retalhos originais e criativos, dignos de verdadeiros artistas. Visitem e apreciem!
Curso 5 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sandra Pinto, formadora