Foi entre a ética e a promoção de hábitos de vida saudável que se desenrolaram as atividades do CAARPD de Murça, concelho que infelizmente viveu situações dramáticas por força de um incêndio de enormes proporções que devastou o território e teve impacto na vida de todos.
Os perigos que o calor intenso pode ter na saúde humana foram, aliás, um tema central de julho, conforme técnicos e clientes sublinham. “Durante este mês, participámos num workshop de sensibilização para a prevenção do cancro de pele, que foi organizado pela equipa do CLDS 4G Murça “Milhões de Esperanças”, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Murça e a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Devido às temperaturas elevadas nesta altura do ano e a uma maior exposição ao sol, existe um maior risco de desenvolvermos este problema de saúde se não nos protegermos bem, e foi isso que nos foi transmitido numa sessão muito interessante. Os conhecimentos que adquirimos foram depois transmitidos à comunidade numa campanha de sensibilização, para que todos possamos ajudar a combater este problema”.
A prática de exercício físico e a monitorização de certos indicadores da saúde dos clientes foram também parte integrante de um mês de julho muito saudável. “Fazer exercício é fundamental para um estilo de vida saudável, e foi nesse sentido que, além da prática desportiva, fizemos exercícios em circuitos psicomotores, onde trabalhámos a coordenação motora em aspetos como o equilíbrio, deslocamentos e a lateralidade. Uma novidade deste mês foi o início de uma atividade semanal de medição do peso e da tensão arterial, para monitorizarmos a saúde de todos. E como a saúde também se faz de momentos de lazer, pudemos desfrutar de um piquenique na Praia Fluvial do Rio Tinhela, em Murça, e ainda tivemos oportunidade de ir às Piscinas Municipais neste período de verão, que infelizmente encerraram por causa da grave situação de incêndios florestais que vivemos”, referiram os técnicos e clientes, que quiseram agradecer à Dra. Ana Cardoso, proprietária da Farmácia Nossa Senhora de Fátima (Murça) pela oferta de um tensiómetro, que nos permitirá fazer a nossa nova atividade semanal.
Por fim, também se falou de ética. “Em Murça, celebrámos em julho o «Mês da Ética», e para isso construímos dois painéis, um a falar sobre ética num sentido geral e outro a falar de ética no desporto. Durante esta atividade, aprendemos muito sobre os valores e princípios que fazem de cada um de nós uns bons cidadãos e desportistas, com respeito pelo outro e desportivismo, e sentimos que foi uma iniciativa que nos enriqueceu a todos como pessoas”, concluíram os técnicos e clientes do CAARPD de Murça, num mês em que nem o calor travou o excelente ritmo das atividades!
Os clientes e técnicos do CAARPD