No dia 3 de novembro, o Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, a decorrer em Tabuaço, participou numa ação de sensibilização intitulada “Eficiência em Casa: Como reduzir os gastos com a energia”.
Esta atividade foi organizada com o objetivo de explorar o conteúdo de Ambiente e Saúde da componente de formação Cidadania e Empregabilidade – CE.
A sessão começou com a definição do conceito de energia e a distinção entre energia ativa e energia útil. No final desta explicação, percebemos a quantidade de energia que desperdiçamos diariamente nas nossas casas, muitas vezes sem nos darmos conta.
De seguida, foi explicada a diferença entre os conceitos de potência e potência contratada. Geralmente, assume-se que têm o mesmo significado, contudo, a diferença entre ambos reflete-se na quantidade de aparelhos elétricos que podemos ou não ligar em simultâneo nas nossas casas.
Foram também exploradas as opções tarifárias e, dentro destas, os ciclos tarifários. Assim, ficámos a conhecer a diversidade de tarifas disponíveis e quais as mais adequadas às nossas necessidades.
O mercado regulado e o mercado liberalizado foram igualmente temas abordados, sendo que cada um de nós tem liberdade para escolher o mercado que melhor se ajusta às suas necessidades. Enquanto o primeiro é regulado pelo Estado, o segundo é regulado pelas várias empresas comercializadoras de energia.
A fatura elétrica foi apresentada e analisada pelo orador da sessão, o que nos permitiu compreender o significado de alguns termos técnicos. Ficámos também com a perceção de que, de um modo geral, a sociedade não presta atenção aos detalhes descritos neste tipo de faturas, focando-se apenas no valor a pagar pela energia consumida.
Por fim, foi apresentado um conjunto de boas práticas para economizar energia em casa, evitando desperdícios desnecessários.
Esta ação de sensibilização alcançou o objetivo pretendido: alertar para o desperdício excessivo de energia e fornecer dicas práticas para uma maior poupança.
Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora
Este curso de formação foi cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.