Durante o mês de abril, os formandos do Curso 12 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários – a decorrer em Poiares, desenvolveram um conjunto de atividades que foram ao encontro de uma nova fase que se irá iniciar em breve, a Formação Prática em Contexto de Trabalho (FPCT).
Do referencial do Curso Operador de Serviços Pessoais e Comunitários consta uma unidade de formação denominada de 6372PCDI – Procura Ativa de Emprego, UFCD esta que encerra os seguintes objetivos:
· Reconhecer os fatores relevantes para a procura de emprego;
· Identificar as oportunidades de emprego;
· Elaborar um currículo.
Basicamente, ao desenvolvermos os conteúdos presentes nesta unidade de formação pretendemos que os formandos obtenham ferramentas essenciais para o seu futuro profissional.
E foi isso que se sucedeu nas sessões durante o mês de abril; os formandos trabalharam a carta de apresentação, qual o seu objetivo, os aspetos a ter em conta na sua redação e acabaram mesmo por proceder ao preenchimento de uma carta de apresentação.
Visualizaram também o filme “À Procura da Felicidade”, no qual conseguiram identificar muitos dos conteúdos trabalhados nesta unidade de formação, entre os quais a identificação de algumas oportunidades de emprego, alguns fatores relevantes para a procura de emprego, a importância da resiliência para o sucesso profissional, os passos a seguir aquando da abordagem a um possível emprego, entre outros assuntos.
O mês de abril não encerrou sem antes os formandos reunirem com o TAI – Técnico de Apoio e Inserção, de modo individualizado, para que estes opinassem acerca das funções que gostariam de exercer no seu estágio e, por consequentemente, qual o local de estágio que gostariam de frequentar.
O grupo encontra-se entusiasmado com a chegada da Formação Prática em Contexto de Trabalho, contudo possuem bastantes receios e dúvidas acerca do seu futuro profissional.
Curso 12 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Marisa Camilo e Goreti Alexandre, Formadoras