Feira Franca de Murça
Durante os dias 8, 9 e 10 de julho estivemos na Feira Franca de Murça, onde a tradição, o emprego e a preparação do futuro dos jovens murcenses foram as temáticas principais das muitas atividades realizadas!
Começando pela tradição, envolvemos os nossos idosos do Eixo III – Promoção do Envelhecimento Ativo e Apoio à População Idosa na realização de um evento tradicional aberto ao público do nosso concelho, em que eles puderam não só apresentar as suas atividades aos visitantes, como expor e vender os seus próprios produtos.
A adesão dos clientes foi um enorme sucesso, e os fundos angariados reverteram para a A2000, no sentido de apoiar a Associação na sua missão social!
O Eixo I – Emprego, Formação e Qualificação teve, por sua vez, uma enorme panóplia de atividades, direcionadas a pessoas desempregadas e jovens Murcences que concluíram o sistema de ensino, tendo por base uma plataforma de promoção do emprego, através da criação de um elo de ligação entre pessoas à procura de emprego e entidades empregadoras.
Na Atividade 1 – Transform’arte, alguns destinatários puderam usufruir de mini-experiências de trabalho, com produtos típicos locais, em que «deram asas» à criatividade e imaginação para produzirem resultados fantásticos;
Já na atividade 2 – Abrir Caminhos, partimos com a premissa de que a procura ativa de emprego pode ser uma descoberta de talentos, de pontos fortes de oportunidades pessoais e profissionais! Neste sentido, realizámos no dia 8 de julho uma divulgação de pitch’s de apresentação de destinatários desempregados a entidades empregadoras. Podemos dizer-vos que as competências de apresentação, aliadas às novas tecnologias, foram uma agradável surpresa para todos. O «feedback» dos empresários foi extremamente positivo à praticidade desta nova abordagem que, de forma clara e sintética, permite tecer as primeiras impressões sobre a adequação do perfil da pessoa ao posto de trabalho pretendido.
Na Atividade 5 – Núcleo Facilitador, o tecido empresarial mais representativo do concelho esteve presente na Feira Franca de Murça, sendo possível à equipa técnica uma maior proximidade com os representantes das mesmas e auscultação direta de diversas empresas / entidades empregadoras para a aplicação de possíveis medidas ativas de emprego.
Na Atividade 6 – Encontro Entre Mundos, procuramos que os mundo empresarial e de candidatos a emprego, se unissem numa sinergia de partilha de percursos e dificuldades. Acreditamos que esta empatia e compreensão mútua sensibiliza todos os participantes para a inclusão profissional e um desempenho laboral articulado com as diversas entidades empregadoras.
Na Atividade 7 – Construir Futuros, ainda direcionada para jovens, quisemos «espalhar» Milhões de Esperanças e validar junto de ex-alunos que terminaram/abandonaram o sistema de ensino, o seu percurso de vida, a capacitação no processo de tomada de decisões e a procura de opções e acesso à informação, para que possam (re)encontrar o seu caminho.
Fica para memória futura um balanço extremamente positivo dos três dias de atividade! Sem esquecer de que continuamos em permanência ao serviço da população o ano inteiro com um grande objetivo – ajudar a fazer de Murça um excelente local para viver e construir o futuro!
Beatriz Ermida e Andreia Henrique, Técnicas do CLDS-4G Murça “Milhões de Esperanças“