Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres assinala-se anualmente no mês de novembro.
Esta data foi instituída pela Resolução 52/134 da ONU. O seu propósito é alertar para este grave problema que atinge as mulheres, tanto em sua casa como no local de trabalho, quer a nível psicológico ou físico A União Europeia está fortemente comprometida em prevenir e condenar qualquer crime desta natureza, levando a efeito uma mobilização com os seus parceiros a nível institucional, procurando reforçar os quadros jurídicos e o apoio às vítimas.
O CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças dedicou duas das suas ações à abordagem desta problemática, dinamizando palestras e ações de sensibilização enquadradas no público-alvo do projeto.
Violência no namoro
Decorreu no passado dia 27 de outubro uma palestra denominada Violência no Namoro, efetuada em parceria com a APAV de Vila Real – Equipa Móvel, para os estudantes da EPM – Escola Profissional de Murça, como forma de sensibilizar, prevenir e atuar na promoção de uma cultura de igualdade e não-violência.
A prevenção da violência obriga a um trabalho exigente e desafiante, tendo como premissa que “a violência no namoro é a antecâmara da violência doméstica”.
Violência financeira a pessoas com deficiência e incapacidade
Durante o mês de novembro, foi também efetuada uma ação de esclarecimentos acerca da violência financeira a pessoas com deficiência e incapacidade (PCDI), promovida pela APAV de Vila Real – Equipa Móvel.
Foi considerada por nós uma ação prioritária, tendo em consideração o número de PCDI´s integradas neste projeto e no desiderato de que a base da cidadania e inclusão social se inicia na informação disponibilizada, explicitando o conceito de exploração danosa.
Sofia Borges, Coordenadora CLDS-4G Murça Milhões de Esperanças