Num mês de dezembro em que o frio começou a apertar, o ambiente nas salas do projeto «Estou Aqu!» esteve quentinho, repleto de amor e afeto, com um delicioso «cheirinho» a Natal!
E o Amor foi mesmo a emoção trabalhada num mês de dezembro tão propício a gestos de solidariedade e afetividade. Rodeados das pessoas de que mais gostamos relembramos as memórias e recordações dos vários Natais das nossas vidas… Muito há a dizer sobre o significado de Amor, e uma coisa que descobrimos foi que o amor pode ser de vários tipos, um dos quais, e muito importante, é o «amor-próprio» – afinal, se não gostarmos de nós próprios e não nos esforçarmos por ser um pouquinho melhores a cada dia, quem o fará melhor?!
Outro tipo de amor que abordámos foi o amor ao próximo, um amor que, para cada um de nós, pode manifestar-se de várias formas e dirigir-se a várias pessoas importantes nas nossas vidas. Neste sentido, nos três Concelhos onde decorreu o Projeto, quisemos levar um pouco de «amor» para casa, e cosemos, recortámos e decorámos uns lindos corações que colocámos nas nossas árvores de Natal, a fim de sentirmos esta emoção sempre presente nas nossas vidas. Para além disto, em Armamar e Tabuaço, graças ao Agrupamento do CNE 840 de Moura Morta, que fez uma recolha de brinquedos solidária, tivemos a oportunidade de saber como é bom dar… cada um escolheu uma pessoa especial para si e depois selecionou um brinquedo para lhe oferecer como gesto de Amor – foi uma experiência diferente e única!
Dezembro foi também o mês de trabalhar o Direito à Dignidade, que poderá ser considerado como a base de todos os Direitos Humanos, pois todos eles existem para que o ser humano seja tratado com dignidade. Mas, afinal, o que é isso de ser «digno»?!
Para compreendermos melhor o que significa este conceito, vimos que a dignidade é “uma característica de atributo moral que incita o respeito” e que é um Direito que deve ser cumprido para que não haja ninguém a ser rebaixado ou tratado indignamente. Vimos também que a dignidade é aquilo que nos representa e o que queremos ver ao espelho. Até nos olhámos ao espelho para percebermos o que víamos no nosso reflexo, e encontrámos em nós pessoas dignas e cheias de valor!
E, para colocarmos ao serviço dos outros o valor que descobrimos ter em nós e queremos transmitir a quem nos rodeia, associámo-nos a iniciativas que geraram uma «bola de neve de amor», onde pudemos dar e receber. Em Murça, aliámo-nos à recolha solidária de brinquedos promovida pelo CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças, e ajudámos algumas crianças a terem um Natal mais feliz! E também recebemos, no final deste mês, uma prendinha das técnicas que nos acompanharam durante este projeto! Gratidão, pelo facto de o caminho delas se cruzar com o nosso!
E para terminar o ano da melhor forma possível, tivemos a oportunidade de assistir à Apresentação de Resultados do “Estou Aqu!”, onde, para além dos nossos testemunhos, pudemos ouvir também alguns familiares e entidades, que sublinharam a importância de projetos como este para fazerem dos nossos dias mais felizes, com amor e afeto, e respeito pela dignidade que todos temos! Um obrigado a todos, por nos acompanharem nesta aventura! E votos de um 2022 em que «Estejamos Aqui», a viver mais momentos de amor e solidariedade!
As técnicas