Foi no passado mês de junho, há três meses, que arrancou o projeto «Estou Aqu!» nos concelhos de Armamar, Tabuaço e Murça, dinamizado pela A2000 em parceria com estes três municípios e cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR).
Concebido para abranger 27 pessoas nos concelhos referidos, o projeto «Estou Aqu!» foca-se num trabalho de sensibilização das comunidades locais para a temática da inclusão de pessoas com deficiência ou incapacidade (PCDI), o público-alvo deste projeto. O projeto «Estou Aqu!» é, tal como o nome indica, concebido para chamar a atenção das comunidades locais para os direitos de inclusão, participação e cidadania das pessoas com deficiência através de iniciativas de diversos tipos, como sessões de sala, visitas recreativas e culturais e iniciativas de interação virtual via redes sociais e zoom, com o intuito de capacitar os participantes na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Desta forma, o que se pretende é criar e reforçar os laços de proximidade entre os clientes e as comunidades onde vivem, com vista a empoderar os participantes em domínios como o seu desenvolvimento pessoal, o bem-estar emocional, a consciência dos seus direitos, a qualidade das suas relações interpessoais e a sua inclusão social.
Numa altura em que várias atividades foram já desenvolvidas, os clientes referem a diversidade de atividades e a grande divulgação dos seus trabalhos como aspetos bastante positivos do seu envolvimento no projeto. “Para nós, participar nestas atividades é um momento muito feliz e divertido todas as semanas. Fazemos várias coisas diferentes todos os meses, participamos em várias iniciativas com a nossa comunidade e fazemos muitos vídeos que depois são divulgados na página de facebook do nosso projeto. Ficamos muito contentes por ver que há muitos gostos e partilhas, e muita gente que assiste aos nossos vídeos e fica a conhecer tudo o que fazemos. Também gostamos muito das nossas “professoras”, que nos ajudam nas nossas atividades e a quem podemos ligar sempre que precisamos de alguma coisa, nem que seja só para matar saudades. Aqui, também fazemos novas amizades, que fazem com que tenhamos ainda mais vontade de vir”, confessaram.
Além da exploração de competências pessoais, a descoberta de coisas novas é parte integrante e importante deste projeto, conforme explicado pelos clientes. “Ao longo destes três meses, descobrimos muitas coisas novas sobre os sítios onde moramos. Ficámos a conhecer lendas e histórias das nossas terras e descobrimos locais lindíssimos que ficam tão perto de nós. São sempre dias diferentes, em que saímos do nosso espaço habitual para ir à descoberta de coisas novas, conviver e realizar atividades ao ar livre. Adoramos esses dias e estamos ansiosos por fazer mais atividades dessas!”, concluíram.
Para as técnicas do Projeto, o «Estou Aqu!» é um projeto desafiante e trabalhoso, em que a criatividade e dedicação «de corpo e alma» são requisitos indispensáveis ao sucesso das atividades. “Desenvolver um projeto destes é uma missão que requer imenso de nós. Além da capacidade e motivação para trabalhar com este público-alvo, é preciso muita criatividade e engenho no sentido de, por um lado, sabermos planificar e executar um conjunto de atividades muito diversificadas que mantenham os participantes motivados e interessados e, por outro, concretizar iniciativas que cumpram o objetivo de consciencializar tanto os participantes como as comunidades em que se inserem para os direitos das pessoas com deficiência ou incapacidade. Outro dos desafios com que nos confrontamos e que está a ser, ao mesmo tempo, exigente e gratificante, é o nosso aperfeiçoamento ao nível do domínio de ferramentas de edição de vídeo, que nos têm ajudado na produção de vídeos e formas mais interativas de comunicação com o público em geral, principalmente através das redes sociais”, explicaram.
Nas suas declarações, as Técnicas da A2000 explicaram a importância de projetos como o «Estou Aqu!» em prol de uma sociedade mais inclusiva. “O «Estou Aqu!» é muito importante em todos os domínios da vida dos nossos clientes. Além de ser um espaço para estabelecer novas relações de amizade, promove o desenvolvimento de competências diversas, que muitos deles não sabiam que tinham, como aptidões artísticas que se refletem em trabalhos magníficos que têm feito. Para nós, é um orgulho participar neste processo de desenvolvimento deles e ver o que, ao longo do tempo, eles conseguem executar”, confidenciaram.
A concluir, as Técnicas do Projeto fazem um balanço muito positivo das atividades e esperam continuar a promover a capacitação destas pessoas em todas as esferas da sua vida. “Desde que começámos este projeto, têm sido semanas muito atarefadas, em que até ao fim-de-semana estamos dedicadas ao «Estou Aqu!», a planear e criar atividades, para que tudo corra pelo melhor, mas são exatamente estes desafios que nos motivam e que nos levam a desenvolver nós próprias diversas competências. Estamos muito satisfeitas com o que fizemos até agora e acreditamos que este projeto da A2000 vai levar à capacitação dos nossos participantes em vários domínios da sua vida e a uma maior sensibilização da comunidade para a inclusão social. Nada disto seria possível sem o apoio dos municípios locais, bem como outras entidades e associações que têm estado disponíveis para colaborar connosco. Da nossa parte, «estamos aqui» para dar o nosso melhor!”, concluíram.