O confinamento chegou ao fim! Com efeito, foi com muita alegria que os clientes do CAARPD regressaram a Poiares para a retoma das atividades presenciais.
Apesar dos receios naturais devido à pandemia e da necessidade de readaptação às rotinas habituais, os clientes expressaram a sua satisfação por estarem de volta. “Há muito que esperávamos por este dia! Depois de tanto tempo a vermo-nos só pela internet, foi muito bom voltarmos ao convívio habitual uns com os outros e com os nossos técnicos. Apesar do apoio que tivemos das nossas famílias e de estarmos sempre em contacto com a A2000 durante este tempo, em que realizámos várias atividades à distância, voltar a estar no nosso espaço é muito bom. Esperamos que consigamos, todos juntos, vencer esta pandemia para que não voltemos a ter que passar por esta situação novamente”, afiançaram.
O regresso às atividades presenciais ficou, além disso, marcado por várias atividades originais, a começar pela construção daquele que será designado como o Jardim Sensorial, um espaço que os clientes descrevem em que consiste. “O nosso Jardim Sensorial é um espaço que estamos a criar para relaxar, fazer várias atividades e experimentar várias sensações. Neste Jardim, foram colocadas no chão várias superfícies diferentes que nos permitem caminhar descalços e ter sensações diferentes na planta dos pés; temos também cadeiras e uma bicicleta com vasos de flores, e pintámos umas pedrinhas que servem para decorar a base da bicicleta e um pequeno canteiro de plantas com cheiros diferentes, de salsa, cebolinho e outras ervas aromáticas. Para tornar o espaço ainda mais interessante, temos uma tartaruga já crescida, porquinhos-da-Índia e ninhos de aves que, para grande felicidade nossa, decidiram fazer do Jardim Sensorial a primeira «casa» para as suas crias”, referiram.
Por falar em autonomia, outra das aptidões estimuladas nos clientes prende-se com o desenvolvimento de competências relacionadas com a sua vida quotidiana, conforme exemplificaram. “Durante este mês, fizemos atividades em que aprendemos a fazer várias tarefas do nosso dia-a-dia, como lavar a roupa ou fazer a cama. Além de acharmos muito importante aprendermos a fazer certas atividades da vida diária sozinhos, também nos ajuda a sermos mais independentes, não precisando tanto de apoio para realizar essas tarefas”, sublinharam.
Gonçalo Novais, Técnico da A2000