Ninguém é alheio ao envelhecimento e aos problemas que ele acarreta. Este é um processo que não tem deixado de surpreender e preocupar.
Na UFCD 3542 – Animação no Domicílio e em Instituições – Técnicas e Atividades, percebemos que a animação sociocultural, através da implementação de atividades com os idosos, permite-lhes revelarem os seus estados de alma que estão interiorizados, as suas qualidades e seus valores e, consequentemente, desvalorizando as perdas que o envelhecimento provocou. Sendo assim, a Animação torna-se uma resposta social para facilitar uma vida ativa e criativa do idoso. Com todas as suas atividades, o idoso tem a possibilidade de se relacionar com os outros, tem mais facilidade de comunicação e, além disso, uma melhor participação na vida da comunidade onde está inserido. A animação destinada a idosos deve ter como objetivo ajudar o idoso a encarar o seu envelhecimento como um processo natural, de forma positiva e adequada e a reconhecer a necessidade da manutenção das atividades físicas e mentais. A animação ligada às artes plásticas e à motricidade faz com que os idosos melhorem e mantenham a sua autonomia e capacidade de movimento. Visto que dispõem de muito tempo livre, é necessário criar ocupações que deem resposta aos seus interesses pessoais e motivacionais. Os programas de Animação Sociocultural devem ser adequados a cada tipo de grupo com que se trabalha, estabelecendo-se alguns objetivos gerais e específicos que podem contribuir para uma acentuada melhoria do seu dia-a-dia, onde podem ser desenvolvidos diversos tipos de atividades, como por exemplo, exercício físico ligeiro, leitura de contos e poemas, visionamento de filmes, ateliers, passeios ao ar livre, visitas a museus, jogos, etc.
Utilizar a culinária com uma terapia na terceira idade, incentivar os idosos a desenvolverem habilidades culinárias e partilhá-las com as pessoas com quem convivem, como filhos, netos e amigos é uma forma prazerosa de compartilhar com as gerações seguintes: receitas, modos de preparo e cultura alimentar. Para além de aumentar a socialização, mantém a capacidade cerebral em funcionamento, melhora a coordenação motora e a autoestima.
Nós também quisemos experimentar e fizemos um delicioso salame de chocolate para o nosso lanche. Para além de nos deliciarmos, comprovámos que os objetivos anteriormente referidos foram atingidos com sucesso…
Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Raquel Santos, formadora