No dia 16 de fevereiro de 2022, os formandos do Curso Auxiliar de Serviços Gerais II, a decorrer em Tabuaço, rumaram até Vila Real para uma visita ao Centro de Ciência Viva.
Esta visita decorreu no âmbito da UFCD 3517 – Cuidados Humanos Básicos de Higiene e Apresentação Pessoal, e teve como objetivo reconhecer a importância da higiene básica diária, nomeadamente os cuidados de apresentação e bem-estar, quer em casa quer em contexto de trabalho.
No Centro de Ciência Viva, os formandos realizaram a atividade “criar com aromas”, onde transformaram ervas aromáticas e glicerina em sabonetes que poderão utilizar na sua higiene básica diária.
A Dra. Sandra Dinis começou por explorar o conhecimento dos formandos relativamente às partes que constituem as plantas (raiz, tronco ou caule, folhas, flor e fruto) e de que forma estas poderiam ser transformadas em produtos de higiene pessoal e não só.
Antes de começar a atividade, procedeu-se ao levantamento, em grande grupo, das ervas aromáticas que os formandos conheciam, e a lista foi muito vasta: alecrim, alfazema, salsa, hortelã, cidreira, segurelha, tomilho e lúcia-lima. Para fazer os sabonetes, é necessária a utilização de algumas das ervas aromáticas identificadas, e o Centro de Ciência Viva tem no exterior um jardim onde são cultivadas todo o tipo de ervas utilizadas nestas atividades.
E porque fevereiro é o mês do amor, os sabonetes foram feitos em forma de coração e tiveram como base a erva aromática alecrim.
Enquanto os sabonetes solidificavam, os formandos tiveram a oportunidade de visitar a exposição sobre a fauna e a flora no concelho de Vila Real e “viajar” de comboio até à estação do “Reino Encantado”.
No final, para além dos sabonetes, ainda foram presenteados com algumas lembranças que muito agradecemos ao Centro de Ciência Viva, assim como a disponibilidade e simpatia de toda a equipa.
Fica, ainda, o agradecimento à Câmara Municipal de Tabuaço pela cedência do transporte, que nos proporcionou um dia diferente e de muitas experiências sensoriais!
Isabela Lima e Sofia Barros,
Formadoras da A2000