Durante o mês de outubro, no âmbito do Curso 6 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários, que está a decorrer em Chaves, os formandos participaram numa atividade prática de confeção de crepes. A atividade, além de atender ao pedido dos formandos, foi também uma excelente oportunidade para unir a prática culinária aos conteúdos da unidade “Matemática para a Vida”.
Com o objetivo de desenvolver o raciocínio proporcional, os formandos foram orientados a calcular e ajustar as quantidades de ingredientes necessários para a receita. Esta tarefa ajudou-os a compreender a aplicação de conceitos matemáticos no dia a dia, como proporção e medição, essenciais tanto para a vida pessoal quanto para o desenvolvimento profissional.
Para começar, foi criado um rascunho com as proporções e quantidades exatas dos ingredientes, proporcionando aos formandos uma visão prática de como a matemática pode ser útil em contextos quotidianos, como a culinária. Os participantes puderam então aplicar esses conhecimentos ao prepararem os crepes, trabalhando em equipa para garantir que cada etapa da receita fosse seguida com precisão.
A experiência não só aprimorou as habilidades matemáticas dos formandos como também incentivou o trabalho em grupo, a coordenação e o prazer pela cozinha. Estes são todos elementos importantes para os futuros operadores de serviços pessoais e comunitários, que devem saber adaptar-se a diferentes tarefas e necessidades.
Receita de Crepes:
Abaixo, partilhamos a nossa receita, para que todos possam experimentar e saborear este delicioso resultado. Esperamos que se deliciem e aproveitem tanto quanto nós!
Crepes
Ingredientes:
- 50 gramas de açúcar
- 50 gramas de manteiga derretida
- 200ml de leite
- 150 gramas de farinha sem fermento
- 3 ovos
- 7 gotas de aroma de baunilha
Preparação:
- Misturar o açúcar com manteiga derretida, o leite e os ovos. Bater tudo com a batedeira.
- Peneirar a farinha e juntar ao preparado anterior. Mexer com uma colher de varas até ficar sem grumos.
- Deixar repousar durante 20 minutos.
- Untar a crepeira ou frigideira com azeite e colocar uma concha da massa na mesma a fritar.
Recheio:
- Derreter uma tablete de chocolate de leite e ir adicionando natas conforme o gosto.
Este curso de formação é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade.