Os formandos do Curso 2 – Ação 1 – Assistente Operacional, de Armamar, visitaram no dia 29 de Setembro o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.
A coleção de numismática do Museu é imponente. Segundo João Parente, colecionador e primeiro diretor desta instituição, “iniciou-se em Junho de 1970 com 9 ‘pacharricas’ compradas na aldeia do Cadaval, concelho de Murça, e cresceu selecionando as moedas diferentes e as variantes encontradas nos tesouros monetários achados em Trás-os-Montes durante os últimos 25 anos”. Compõem a coleção cerca de 35.000 numismas, sendo formada por moedas provenientes, na sua maioria, da região trasmontana.
O acervo numismático está balizado cronologicamente entre os séculos V a.C. e VIII d. C. No entanto, a grande maioria das moedas pertence à época do Império Romano, sendo os séculos III e IV da nossa era os mais representados.
Do total da coleção, foram selecionados para a Exposição Permanente de Numismática cerca de 5.000 espécimes, considerados como representativos da totalidade, procurando o discurso expositivo permitir a perceção, através da quantidade de moedas expostas, da importância da região no seio do Império Romano.
Durante a visita, o grupo foi acompanhado por um guia do Museu, que explicou tudo o que íamos vendo e esclareceu algumas dúvidas. Alertou-nos ainda, aquando da explicação da história da moeda, para o modo como eram realizadas as transações antes da cunhagem das primeiras moedas (a troca direta).
Foi uma visita muito enriquecedora para todos.
Curso 2 – Ação 1 – Assistente Operacional
Sofia Barros, formadora