Conhecer a moeda!  

Formandos da A2000 visitam museu em Vila Real

Os formandos do Curso 2 – Ação 1 – Assistente Operacional,  de Armamar, visitaram no dia 29 de Setembro o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real.

A coleção de numismática do Museu é imponente. Segundo João Parente, colecionador e primeiro diretor desta instituição, “iniciou-se em Junho de 1970 com 9 ‘pacharricas’ compradas na aldeia do Cadaval, concelho de Murça, e cresceu selecionando as moedas diferentes e as variantes encontradas nos tesouros monetários achados em Trás-os-Montes durante os últimos 25 anos”. Compõem a coleção cerca de 35.000 numismas, sendo formada por moedas provenientes, na sua maioria, da região trasmontana.

O acervo numismático está balizado cronologicamente entre os séculos V a.C. e VIII d. C. No entanto, a grande maioria das moedas pertence à época do Império Romano, sendo os séculos III e IV da nossa era os mais representados.

Do total da coleção, foram selecionados para a Exposição Permanente de Numismática cerca de 5.000 espécimes, considerados como representativos da totalidade, procurando o discurso expositivo permitir a perceção, através da quantidade de moedas expostas, da importância da região no seio do Império Romano.

Durante a visita, o grupo foi acompanhado por um guia do Museu, que explicou tudo o que íamos vendo e esclareceu algumas dúvidas. Alertou-nos ainda, aquando da explicação da história da moeda, para o modo como eram realizadas as transações antes da cunhagem das primeiras moedas (a troca direta).

Foi uma visita muito enriquecedora para todos.

Curso 2 – Ação 1 – Assistente Operacional

Sofia Barros, formadora

Notícias Relacionadas

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025

Doador do mês de janeiro

10 de Janeiro, 2025
Skip to content