No âmbito das atividades do Eixo II, relativas à intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil, o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças iniciou um ciclo de diversas ações dirigidas, prioritariamente, aos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de apoiar processos de qualificação familiar, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e o aconselhamento em situação de crise.
Neste âmbito, face às necessidades apontadas pelas famílias e à crise financeira que se aproxima, consideramos emergente a capacitação das famílias mais vulneráveis e em risco de pobreza do concelho de Murça, na área da gestão doméstica e finanças pessoais.
A necessidade de gerir o orçamento familiar tornou-se imperativa na tentativa de manter o padrão mínimo de sustentabilidade familiar.
Para o efeito, o CLDS 4G Murça – Milhões de Esperanças estabeleceu uma parceria próxima com a DECO, no âmbito do programa DECO (IN)Forma, no intuito de ser uma entidade credenciada e com ampla experiência a sensibilizar e orientar os comportamentos de consumo das famílias no Concelho de Murça, para escolhas acertadas e criteriosas de produtos e serviços, oferecendo dicas e conselhos úteis. Este ciclo de ações esclarece dúvidas e alerta os consumidores para os principais problemas emergentes na área do consumo.
Para a realização destas ações, privilegiou-se a metodologia ativa e participativa com base na análise de casos práticos e troca de experiências entre os participantes, estimulando o espaço de debate, tendo a primeira sessão sido um sucesso na adesão a estas temáticas.
Natal Solidário em Murça
Á semelhança do ano transato, e por iniciativa do Agrupamento de Escolas de Murça, o concelho mobilizou-se em prol de toda a comunidade. Nesta iniciativa, foram arrecadados 73 Kg de bens alimentares, brinquedos e roupa.
Com esta atitude altruísta e solidária, foram contempladas 9 famílias, acompanhadas pelo CLDS 4G e Cruz Vermelha de Murça.
Ouvir e Sentir o Natal
Crianças e Famílias
Este foi o mote para a dinamização das atividades temáticas das férias de Natal!
Com o já nosso conhecido Paulo Coelho de Castro, e com as temáticas centradas na música, ambiente, sustentabilidade, cultura, diversão e solidariedade, foram dinamizadas duas atividades distintas, uma atividade direcionada apenas para os mais pequenos, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos e, posteriormente, uma atividade para pais e filhos que culminou num lanche-convívio.
Acreditem que presenciámos momentos com emoções tão bonitas, momentos engraçados, onde os pais se enganavam exatamente nas mesmas frases e respostas que os filhos, ou onde os filhos ensinaram aos pais como fazer o som da chuva, de sacudir a roupa e tantos outros, apenas com objetos que diariamente vão para o lixo.
Vimos pais a saírem dos seus momentos de luta diária e a sorrirem ao final de um dia de trabalho!
Vimos crianças empolgadas em mostrar aos pais que os momentos em família podem ser incríveis e fáceis de ter!
Criámos uma música nossa e cantámos juntos “M de montes, M de mar, há mar em Murça em AMAR”, que será com certeza o nosso hino quando falarmos em famílias!
Foram momentos épicos nesta nossa tipologia de intervenção, pautados pelo objetivo primordial de unirmos afetos, criarmos emoções, darmos oportunidades!