Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade – Mesão Frio
Ao longo do ano letivo 2022-23, a Mariana Guedes, frequentou o 9º ano Turma A, do Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade de Mesão Frio e, tendo a vontade de fazer sentir aos seus colegas que a escola ensina valores e aprendizagens sociais, a Mariana fez uma proposta para o Orçamento Participativo das Escolas INCLUI – 2022-2023 com o projeto “Sabores Inclusivos” que contempla a criação de uma cozinha comunitária, no Centro de Apoio à Aprendizagem – CAA.
O CAA é um espaço que promove ações de apoio, mais especializado e específico, aos alunos, por forma a melhorar a sua inclusão. Gere também recursos específicos e articula com o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) da A2000, que, no caso da Mariana, lhe disponibiliza terapia da Fala, através da Terapeuta Ana Mota.
Neste âmbito de trabalhar a autonomização dos alunos, surge a vontade da Mariana em melhorar a escola com este novo espaço, no qual se poderá promover o trabalho em grupo, incutir hábitos de higiene e segurança, tornar os alunos autónomos e empreendedores, em processos sustentáveis na produção culinária.
Com este projeto, a Mariana também pretende que os alunos adquiram conhecimentos e competências culinárias básicos e funcionais para a sua futura utilização, em contexto pessoal e familiar; pretende promover o convívio, o espírito de entreajuda, a partilha de tarefas e a criatividade; estimular a capacidade de atenção, concentração, coordenação, autorregulação e organização, favorecendo a socialização.
Assim, neste ano letivo de 2022-23, os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário do Agrupamento elegeram a proposta “Sabores Inclusivos” como vencedora.
Todos deram os parabéns à aluna vencedora que, com a sua proposta, fez a diferença!
Cristina Mendes,
Coordenadora da Educação Especial