CARRAZEDA INCLUSIVA

O projeto “Carrazeda Inclusiva”, cofinanciado pelo INR, I.P. iniciou em julho e tem a finalidade de promover a empregabilidade, informando, sensibilizando e capacitando as entidades empregadoras do concelho de Carrazeda de Ansiães, para a inclusão de pessoas com diversidade funcional no mercado de trabalho, destacando as competências das pessoas e desmistificando o paradigma clínico da deficiência, focado nas incapacidades.

Atualmente, o projeto encontra-se na primeira fase, que consiste na abordagem individual ao tecido empresarial de Carrazeda de Ansiães, para identificação de empresas com potencial inclusivo.

Uma equipa foi destacada para realizar a prospeção no terreno, identificando e registando os dados das entidades empregadoras, com o objetivo de compreender melhor o panorama empresarial local, divulgar o direito ao trabalho das pessoas com diversidade funcional, informar sobre os benefícios da inclusão e sensibilizar para a mesma.

Apesar da importância crescente da inclusão social e profissional, a realidade é que muitas empresas ainda carecem de conhecimento sobre o tema. Durante a prospeção realizada pela equipa do projeto Carrazeda Inclusiva, um dos desafios mais recorrentes encontrados foi o desconhecimento das empresas em relação à empregabilidade de pessoas com deficiência, principalmente sobre as medidas de apoio à mesma.

A equipa encontrou muitas entidades empregadoras que não estão cientes das vantagens sociais, humanas e até econômicas que a inclusão pode trazer, tanto para as pessoas contratadas quanto para as próprias empresas. O contato direto com os responsáveis das empresas tem revelado um ambiente ainda reticente, o que reflete a necessidade urgente deste tipo de campanhas de sensibilização e esclarecimento, no sentido de desmistificar o papel e os direitos das pessoas com diversidade funcional.

O esforço da equipa tem sido fundamental para desmistificar estas perceções, explicando que com pequenos ajustes e adaptações, as empresas podem ser mais inclusivas e acolhedoras. Também encontrou algumas empresas que mostraram abertura e interesse para colaborar em futuras fases do projeto, aceitando integrar profissionalmente pessoas com deficiência.

Este projeto articula com um outro serviço da A2000 – a Formação Profissional – pretendendo ser a candeia que vai à frente para abrir horizontes e facilitar as futuras integrações das pessoas que frequentam atualmente a formação profissional. Por isso, o sucesso deste projeto será medido não apenas pela quantidade de empresas sensibilizadas, mas também pela integração de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, contribuindo para uma sociedade mais justa e inclusiva em Carrazeda de Ansiães.

O projeto Carrazeda Inclusiva coloca-se como uma ponte fundamental entre a sociedade e as empresas locais, no caminho para uma inclusão. Embora os desafios sejam evidentes, a equipa responsável pelo levantamento de empresas está comprometida em quebrar barreiras e promover a empregabilidade de pessoas com deficiência acreditando que, com a devida sensibilização, o concelho de Carrazeda de Ansiães poderá tornar-se um exemplo de inclusão e igualdade de oportunidades para todos.

É neste sentido que está já programado um World Café sobre esta temática para outubro, com a finalidade de juntar diferentes intervenientes sociais e colocá-los a refletir sobre o que cada um pode fazer no seu dia a dia para tornar a comunidade mais inclusiva e respeitadora dos direitos estabelecidos na Convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência.

Fátima Teixeira, Técnica  da A2000

Projeto cofinanciado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, I.P. (INR, I.P.)

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content