Bem-vindo novembro – assim chamado por ser o nono mês do primitivo calendário romano: novembris).
Geralmente chuvoso e cinzento, apresenta no entanto, belos dias luminosos, o “verão de São Martinho”.
É o mês das castanhas e dos magustos, da abertura da água-pé, das primeiras noites frias. As árvores despedem-se das folhas, que vão atapetar as ruas e os campos.
Adivinha-se o inverno!
Neste sentido, foram realizados, em sala, trabalhos manuais representativos do outono, elaborados com as ditas folhas caídas. Reaproveitamos os ouriços caídos dos castanheiros para decoração dos trabalhos e ainda as bolotas e castanhas para a construção de belos bonecos. Trabalho árduo dos clientes, mas com enorme satisfação e alegria.
O objetivo destes “trabalhos manuais” foi o desenvolvimento de competências pessoais, criativas e, em simultâneo, um momento de recreação. No entanto, os benefícios são enormes para a função neurológica, ideal para a concentração e para esquecer os problemas, permitem desenvolver aspetos como a coordenação oculomotora, a psicomotricidade e reduzem o stress. Em suma, causam sensação de bem- estar e prazer, promovem a resposta de relaxamento, melhoram o autoconceito e autoestima, diminuem sintomas depressivos.
As atividades manuais são tão importantes para a nossa saúde, como por exemplo, a ginástica.
Realizou-se uma atividade prática aquando da visita à Pastelaria/Padaria Variante de Murça (à qual agradecemos o carinho e a disponibilidade), pois todos participaram na confeção de pães com chouriço, empadas de carne e um bolo de cenoura. Sendo este dia dedicado ao S. Martinho (lume, castanhas e vinho) também assámos e comemos as castanhas oferecidas pelo estabelecimento. Foi um dia de confeção e de provas deliciosas.
Confecionar bolos, pães, entre outros, é muito mais do que apenas criar algo doce e/ou salgado para comer, consiste em uma forma produtiva de auto expressão e comunicação, aumentam a felicidade e, mais uma vez, reduzem o stress. Pode-se dizer que é uma prática terapêutica. O feedback dos clientes foi bastante positivo.
Terminámos as restantes sessões do mês de novembro novamente em sala, com a realização de presépios com materiais recicláveis e a preparação das decorações de Natal para a árvore da Biblioteca Municipal de Murça, a qual nos responsabilizámos por enfeitar.
“Novos dias …
Novas esperanças…
Que tudo prospere…
Que tudo seja alegre…
Que tudo seja bom…
Que tudo seja leve!”
Fran Ximenes
Andreia Fonseca, Técnica da A2000