O mês de novembro é o mês do São Martinho. Aproveitamos a formação de TIC e realizamos uma pesquisa sobre a Lenda de São Martinho e também pesquisamos sobre Quadras de São Martinho.
Reza a lenda que um cavaleiro gaulês, chamado Martinho, tentava regressar a casa numa tarde de outono dura e fria quando encontrou, durante uma tempestade, um mendigo que lhe pediu esmola. O cavaleiro não tinha mais nada consigo, então tirou das costas o manto que o aquecia, cortou-o ao meio com a espada e deu-o ao mendigo. Nesse momento, a tempestade desapareceu e um sol radioso começou a brilhar. Este milagre ficou conhecido como “o verão de São Martinho”.
Desde então, por altura de novembro, o ríspido tempo de outono vai embora e o sol ilumina-se no céu, como aconteceu quando o cavaleiro ofereceu o manto ao mendigo. É por causa desta lenda que, todos os anos, festejamos o Dia de São Martinho a 11 de novembro.
Na formação de Linguagem e Comunicação fizemos a leitura e interpretação dos textos pesquisados e realizamos um pequeno livro com a informação recolhida. Partilhamos um pequeno resumo da história de São Martinho.
Usando a formação de Matemática Para a Vida deitamos contas às castanhas (uma dúzia para cada um), à quantidade de sal, temperatura e tempo de cozedura do forno para assar as nossas castanhas. No final, ficaram deliciosas. Quentes e boas!!
Aproveitando o verão de São Martinho, realizamos um peddy paper pela vila de Baião inserido na UFCD de Cidadania e Empregabilidade. Esta atividade teve vários objetivos – procurar ajuda, conhecer os nossos direitos e deveres económicos e tomar decisões de consumo em termos pessoais e familiares. Percorremos várias instituições para descobrir e explorar os serviços que prestam e que tipo de ajuda cada uma nos oferece – Bombeiros Voluntários, Segurança Social, Finanças, Câmara Municipal, GNR, Centro de Saúde, Biblioteca, Posto de Turismo, Escola Básica e Secundária. Também alguns espaços comerciais – farmácia, supermercado, talho, ourivesaria – para distinguir os bens de primeira necessidade e tomar decisões de consumo responsáveis. Gostamos bastante desta atividade porque de uma forma dinâmica, desportiva e divertida ficamos a conhecer todos os serviços do nosso Concelho e a ajuda que podemos receber de cada um.
Este curso decorre em Baião ao abrigo do POISE – Tipologia 3.01 e é financiado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.
Curso Assistente Operacional – Baião