Avaliação dos stakeholders da A2000

A A2000 intervém num território que abrange 16 concelhos de 4 distritos (Vila Real, Bragança, Viseu, Porto).

Promove 7 serviços/projetos:

– Intervenção Precoce na Infância (IPI) – participa na Equipa Local de Intervenção (ELI) de Sta. Marta de Penaguião que abrange 4 concelhos;

– Centro de Recursos para a Inclusão (CRI) do Ministério da Educação – abrange 6 Agrupamentos de Escolas.

– Centro de Atendimento e Acompanhamento para a Reabilitação Social de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD) – distrito de Vila Real;

– Formação Profissional para pessoas com deficiência ou incapacidade – com polos em 7 concelhos, recebe formandos de 10 concelhos;

– Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) – abrange 8 concelhos da área de intervenção do Centro de Emprego de Vila Real;

– Espaços de Convívio para idosos (EC) – abrange 8 freguesias de 3 concelhos;

– Projetos cofinanciados pelo INR – abrange 3 concelhos.

Estes serviços abrangeram, em 2023, 919 clientes:

A A2000, para promover os seus serviços, envolve vários intervenientes/stakeholders. além dos clientes: significativos, colaboradores, parceiros, fornecedores, financiadores, sem os quais não seria possível executar o seu propósito. Por isso, anualmente, pede-lhes feedback, através do preenchimento de um inquérito de avaliação de satisfação.

Em 2023 a A2000 interagiu diretamente com 1369 stakeholders, na sequência da execução dos seus serviços, a saber:

Apresentados todos os stakeholders de 2023, segue-se, no ponto 1 a compilação das avaliações de satisfação dos serviços da A2000, efetuadas por cada stakeholder e no ponto 2 são apresentadas as avaliações de satisfação efetuadas pelos colaboradores da A2000.

1. Avaliação de satisfação dos stakeholders

Neste ponto, resumidamente apresentam-se os resultados das avaliações efetuadas por: clientes, significativos, financiadores, fornecedores e parceiros.

1.1 Avaliação de Satisfação dos Clientes e Significativos

Maioritariamente os clientes e os significativos dos clientes mais dependentes estão Muito Satisfeitos. As respostas de insatisfação que surgiram referem-se às condições físicas de alguns polos, transportes e alimentação, sendo que estes dois últimos não são da total responsabilidade da A2000.

1.2 Avaliação de Satisfação dos Financiadores, Fornecedores e Parceiros

Os três tipos de stakeholders revelaram-se Muito Satisfeitos na relação estabelecida com a A2000 e respetivo cumprimento de compromissos e objetivos. Apenas dois parceiros referiram estar Pouco Satisfeitos, respetivamente quanto à “frequência dos contactos estabelecidos” e no “incentivo à inovação”.

2. Avaliação de satisfação efetuada pelos colaboradores da A2000

Os colaboradores da A2000 efetuam várias avaliações: avaliam a sua própria satisfação com a A2000 (enquanto entidade empregadora); avaliam a relação com os parceiros e, no caso dos serviços administrativos, estes também avaliam a satisfação com os fornecedores (com quem interagem diretamente).

2.1 Avaliação de Satisfação dos Colaboradores

Os colaboradores da A2000 avaliam, anualmente, a sua satisfação com a A2000 enquanto organização empregadora, nas seguintes áreas: Capacitação, Motivação, Condições de Trabalho, Descentralização, Ambiente Relacional, Realização Pessoal, cujo resultado se apresenta a seguir:

Na generalidade predomina a satisfação em todas as áreas. O inquérito é composto por afirmações e surgiram algumas avaliações de Concordo Pouco, com mais relevo na área da Motivação (questão ligada à Remuneração) e nas Condições de Trabalho (em dois locais de formação, fora da sede); houve ainda uma pessoa que mostrou a sua discordância total em 3 critérios. Todas as respostas negativas se justificadas são consideradas e analisadas para averiguar da possibilidade de serem implementadas melhorias; quando a pessoa se identificada é auscultada para melhor se entender/esclarecer, com o objetivo de encontrar soluções.

2.2 Avaliação de Satisfação com os Parceiros, efetuada pelos colaboradores da A2000

Como se pode constatar pelo gráfico abaixo, os 169 parceiros corresponderam às expectativas dos colaboradores da A2000, pois concretizaram os objetivos propostos em Acordo de Parceria.

Ainda, em termos de cumprimento dos objetivos estabelecidos, pode dizer-se que 44% dos parceiros superou esse cumprimento, pois a sua proatividade levou a que realizassem ações que não estavam previstas. Obviamente também surgiram constrangimentos, mas numa percentagem reduzida que não teve impacto na execução do serviço.

2.3 Avaliação de Satisfação com os fornecedores, efetuada pelos colaboradores da A2000

A A2000 é uma entidade adjudicante nos termos previstos no artigo 2, n. º 2, alínea a) do Código dos Contratos Públicos – Decreto-Lei 18/2008 de 29 de janeiro, na sua atual redação, pelo que dos 61 Fornecedores, foram avaliados 42, por serem mais expressivos, pois comportam um maior volume de faturação (não foram avaliados os contratos em regime simplificado).

Cada Fornecedor é avaliado em 7 critérios, com a pontuação de 0 a 3 pontos, exceto na última questão (Voltaria a Contratar) que vai de 1 a 2.

Como se pode constatar predomina a satisfação com os serviços dos Fornecedores, apesar de terem ocorrido, pelo menos uma reclamação em 12 fornecedores, as quais foram tratadas adequadamente, por estes. Considerou-se que todos os fornecedores reúnem condições para voltar a serem contratados, porém alguns terão de melhorar algumas das condições oferecidas.

2.4 Avaliação de Satisfação com os Financiadores, efetuada pelos colaboradores da A2000

Em 2022, a A2000 teve 24 financiadores: FSE; ISS, I.P.; IEFP; DGEST; INR, I.P.; 8 Freguesias; 10 Câmaras Municipais e uma Associação local.

Os 4 principais Financiadores (FSE; ISS, IEFP, DGEST) financiam os principais serviços da A2000 (Formação Profissional, CAARPD, IPI, CRIP e CRI); os Financiadores locais financiam projetos específicos desenvolvidos nas Freguesias ou nos concelhos e à medida das necessidades de cada um.

Na generalidade os Coordenadores dos serviços da A2000 estão satisfeitos com os seus Financiadores, por lhes reconhecerem rigor e compromisso no cumprimento dos objetivos estabelecidos. Há sempre algumas exceções, principalmente ao nível dos Financiadores Nacionais que não cumprem os prazos por eles estabelecidos e têm dificuldade em compreender as especificidades da realidade do interior. Nestas situações a A2000 reclama pelas vias disponíveis e propõe soluções/alternativas junto do Financiador, sempre com o objetivo de nunca diminuir a qualidade do serviço e responder plenamente às necessidades dos seus clientes.

Em suma, os stakeholders da A2000 estão, na generalidade, satisfeitos com os serviços e as dinâmicas em que se envolveram. Graças à auscultação e participação dos intervenientes nos serviços da A2000 podemos introduzir melhorias e tornar os nossos serviços mais adequados e inclusivos, onde todos se sintam melhor e mais felizes.

Marina Teixeira, Diretora Técnica da A2000

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