MÉTODO ABA
ABA é a abreviatura de Applied Behavior Analysis, conhecida como Análise do Comportamento Aplicada. Este método (ABA) é uma abordagem terapêutica baseada em evidências, que se tornou uma das intervenções amplamente utilizadas para intervir no TEA (Transtorno do Espectro Autista). Desenvolvida por B.F. Skinner na década de 1950, o ABA foca-se sobretudo na aplicação de princípios científicos para entender e modificar comportamentos.
Aplicações da ABA no Autismo:
Treino de Competências Sociais e Comunicativas:
· Foco na melhoria das interações sociais e comunicação. Utiliza reforços positivos para incentivar comportamentos desejados.
Redução de Comportamentos Indesejados:
· Identificação das causas subjacentes de comportamentos desafiadores e desenvolvimento de estratégias para reduzi-los.
Treino de Habilidades Funcionais:
· Desenvolvimento / treino de competências práticas para a vida diária, promovendo a autonomia e independência.
Princípios Fundamentais da ABA:
Reforço Positivo e Negativo:
· Positivo: Introdução de um estímulo reforçador após um comportamento desejado.
· Negativo: Remoção de um estímulo aversivo após um comportamento desejado.
Modelagem Comportamental:
· Comportamentos desejados são ensinados através de exemplos práticos e repetição.
Análise Funcional do Comportamento:
· Identificação das funções que os comportamentos têm na vida da criança, para desenvolver estratégias eficazes de intervenção.
Generalização:
· Transferência de competências aprendidas num ambiente específico para situações do quotidiano.
Outras Alternativas:
Existem também outros métodos muito procurados e amplamente difundidos com bons resultados em crianças com TEA.
Deixamos como alternativa ao ABA o TEACCH (Tratamento e Educação para Autistas e Crianças com Déficits de Comunicação) e o PECS (Sistema de Comunicação por Troca de Imagem), ambos recomendados por técnicos especializados.
Estes métodos serão abordados nas próximas edições.
Até breve com o Método TEACCH
Sofia Borges, Psicóloga