Realizou-se nos dias 21 e 22 de junho de 2022, na sede da A2000, a 5.ª auditoria de renovação da certificação de qualidade dos serviços prestados pela A2000 segundo o Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), pelo Eng.º Dinis Mota, auditor da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), com o objetivo de aferir a conformidade do desempenho da A2000 com os requisitos fundamentais do Sistema EQUASS, e avaliar a operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade da A2000.
Durante estes dois dias de trabalho, pautados pelo elevado profissionalismo do auditor, foram avaliados os 10 Princípios da Qualidade do Sistema EQUASS e os 50 critérios subjacentes, que tiveram como fontes de verificação a análise da documentação de suporte institucional e demais documentos produzidos no âmbito do desenvolvimento dos serviços prestados pela A2000, e que foram abrangidos por esta auditoria, a saber: Formação Profissional (FP); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Gabinete Psicossocial (GPS) e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD). Além disso, foram realizadas entrevistas com os elementos do staff da A2000, clientes/utentes dos diversos serviços e seus significativos, parceiros institucionais e entidades financiadoras e reguladoras.
Esta auditoria de renovação de certificação permitirá manter o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela A2000 nos seus diferentes domínios: a relação direta com os clientes/utentes; a otimização dos recursos humanos e financeiros; a monitorização e a medição dos resultados dos serviços prestados. Através destes domínios, aumentamos a eficiência e a eficácia da A2000 nas respostas às reais necessidades dos clientes/utentes, mas principalmente na promoção da sua qualidade de vida.
Na reunião final da auditoria, a propósito das obras de requalificação dos edifícios da sede da A2000 para a implementação de novas respostas sociais, o Auditor referiu que “os próximos três anos vão ser muito difíceis, mas acredita que a A2000 irá conseguir superar todas as dificuldades se mantiver a sua cultura organizacional intacta…”
A A2000 iniciou o processo de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais, através da Norma Europeia EQUASS, em fevereiro de 2009. O EQUASS é um sistema de reconhecimento e certificação da qualidade dos serviços das organizações que atuam no âmbito dos serviços sociais, garantindo a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados, orientados para as pessoas e para a sua satisfação, de forma a assegurar respostas adequadas às necessidades de cada um.
Atualmente, os serviços da A2000 estão certificados pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho desde 2001, e pelo Sistema EQUASS (Assurance – nível 1) desde 2011. A A2000 continuará, estrategicamente, na senda da melhoria contínua dos serviços sociais que presta à comunidade.
Expressamos os nossos agradecimentos a todos os intervenientes neste processo, nomeadamente aos clientes/utentes, significativos, parceiros institucionais e entidades financiadoras e reguladoras que, aquando da Auditoria, contribuíram com os seus testemunhos relativos aos serviços prestados pela A2000.
António Ribeiro, Presidente da Direção