Realizou-se nos dias 7 e 8 de maio de 2019, na sede da A2000, a 4.ª auditoria de renovação da certificação de qualidade dos serviços prestados pela A2000 segundo o Sistema EQUASS (European Quality Assurance for Social Services), pelo Eng.º Dinis Mota, auditor da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade), com o objetivo de aferir a conformidade do desempenho da A2000 com os requisitos fundamentais do Sistema EQUASS, e avaliar a operacionalização do Sistema de Gestão da Qualidade da A2000.
Durante estes dois dias de trabalho, pautados pelo elevado profissionalismo e sabedoria do auditor, foram avaliados 10 Princípios da Qualidade do Sistema EQUASS, 50 critérios subjacentes, que tiveram como fontes de verificação a análise da documentação de suporte institucional e demais documentos produzidos no âmbito do desenvolvimento dos serviços prestados pela A2000, e que foram abrangidos por esta auditoria: Formação Profissional (FP); Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP); Gabinete Psicossocial (GPS) e Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (CAARPD). Além disso, foram realizadas entrevistas com os elementos do staff da A2000, clientes dos diversos serviços e seus significativos, parceiros institucionais, entidades financiadoras e reguladoras.
Esta auditoria de renovação de certificação permitirá manter o reconhecimento da qualidade dos serviços prestados pela A2000 nos seus diferentes domínios: a relação direta com os clientes; a otimização dos recursos humanos e financeiros; a monitorização e a medição dos resultados dos serviços prestados. Através destes domínios, torna a A2000 mais eficiente e eficaz nas respostas às reais necessidades dos clientes, mas principalmente na promoção da sua qualidade de vida.
A A2000 iniciou o processo de Certificação da Qualidade dos Serviços Sociais através da Norma Europeia EQUASS em fevereiro de 2009. O EQUASS é um sistema de reconhecimento e certificação da qualidade dos serviços das organizações que atuam no âmbito dos serviços sociais, garantindo a qualidade e a melhoria contínua dos serviços prestados, orientados para as pessoas e para a sua satisfação, de forma a assegurar respostas adequadas às necessidades de cada um.
Atualmente, os serviços da A2000 estão certificados pela DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho desde 2001; pelo Sistema EQUASS (Assurance – nível 1) desde 2011, e pela norma ISO 9001 desde 2012. A A2000 continuará, estrategicamente, na senda da melhoria contínua dos serviços sociais que presta à comunidade.
Expressamos os nossos agradecimentos a todos os intervenientes neste processo, nomeadamente aos clientes, significativos, parceiros institucionais, entidades financiadoras e reguladoras que, aquando da Auditoria, contribuíram com os seus testemunhos relativos aos serviços prestados pela A2000.
Ana Antunes, Psicóloga (responsável pela QUALIDADE dos Serviços)