Após ter sido sinalizada pelo Centro de Recursos para a Inclusão Profissional (CRIP) da A2000, a Ana foi encaminhada primeiramente para o serviço de IAOQE (Informação, avaliação e orientação para a qualificação e emprego) do Centro de Recursos, para depois realizar uma experiência laboral no âmbito da medida de Apoio à Colocação. Findo este período, veio o CEI+ e a continuidade do vínculo da Ana à Junta de Freguesia.

A Presidente – Sra. Aurelina Pereira, sublinha que a decisão de acolher a Ana partiu da vontade de promover uma freguesia verdadeiramente inclusiva. “Olhamos para os nossos fregueses de igual forma e é muito importante que as pessoas com deficiência se sintam integradas na sociedade, se sintam úteis e realizadas profissionalmente”, afirmou.
Quando questionada sobre as tarefas que a Ana desempenha a Presidente refere: “As tarefas desempenhadas pela Ana Maximino, estão relacionadas com a limpeza do edifício da Junta de Freguesia, da Casa Mortuária e limpeza do espaço exterior. Na primavera e verão a Ana também rega as floreiras que estão colocadas na zona envolvente ao plátano.”
Quanto ao valor que uma pessoa com diversidade funcional pode acrescentar ao trabalho diário, a Presidente reforçou: “A Ana é uma menina/mulher que, sob orientação, é capaz de realizar as tarefas que lhe são conferidas. No seu vagar, realiza tudo com muita perfeição, o que faz com que os seus colegas tenham mais tempo para outras funções.”
A adaptação ao posto de trabalho foi, segundo a Presidente, tranquila e natural graças ao empenho da Ana e ao acolhimento da equipa. “A Ana é muito pontual e está sempre disponível para realizar novas tarefas”, acrescentou a Presidente.
A relação entre a Junta de Freguesia e a A2000 revelou-se fundamental para esta integração. “O apoio da A2000 foi crucial, tanto na formalização da candidatura ao IEFP como no alinhamento dos objetivos para a integração da Ana”, explicou. Este suporte contínuo reforça a ponte entre entidades e candidatos, facilitando processos que muitas vezes parecem complexos.
A própria Ana não esconde a sua felicidade por esta nova fase da sua vida. “O meu trabalho é varrer as ruas da freguesia e fazer a limpeza dos espaços públicos. Esta oportunidade surgiu porque a A2000 contactou a Junta de Freguesia para me tentar arranjar este trabalho, e foi aí que fiz primeiro um estágio e agora um contrato. Tem sido um apoio muito importante para mim. Agora tenho uma vida melhor”, confessou.
Continuadamente, a Ana refere que esta integração lhe trouxe mudanças muito positivas: “Gosto muito de trabalhar aqui e tem sido uma experiência muito boa. Estava farta de estar em casa sem fazer nada. Agora tenho mais responsabilidades e rotinas diárias. Acolheram-me muito bem e são muito simpáticas. Agradeço pelo trabalho que tenho e pela oportunidade. Sinto que estou mais alegre e feliz. Faço isto também pela minha família que me tem apoiado muito.”
Em relação à abertura da Junta para continuar a integrar pessoas com diversidade funcional, a resposta foi positiva: “A nossa recetividade é total, até porque não é a primeira vez que integramos pessoas com diversidade funcional.”
A Presidente da Junta conclui com um apelo forte às empresas e entidades: “As pessoas com diversidade funcional são pessoas muito especiais. São sensíveis, doces e, no caso da Ana, com uma alegria contagiante, merecendo por isso uma oportunidade no mercado de trabalho. Pode demorar mais um pouco a realizar as tarefas, mas ficam perfeitas, e isso é o que importa.”
Esta é mais uma história que prova que a inclusão não é apenas uma meta a alcançar, mas um caminho a percorrer — passo a passo, pessoa a pessoa.
Fátima Teixeira, Técnica do CRIP