Foi um agosto de experiências e atividades novas aquele que o CAARPD da A2000 viveu, onde trabalho e animação não faltaram.
A começar pela participação numa exposição de decorações em Santa Marta de Penaguião, a pedido da autarquia local. A propósito desta atividade marcante num mês de agosto atípico, sem a agitação e as festas que tanto nos habituam neste período, os clientes do CAARPD descreveram o trabalho que apresentaram. “Em agosto, fizemos várias decorações que estarão expostas numa árvore, na Alameda 13 de Janeiro, em Santa Marta de Penaguião. O tema destes trabalhos é o reinício do novo ano letivo, para o qual fizemos papagaios, livros, números e dois bonecos de máscara e distanciados um do outro, de acordo com as regras do distanciamento social que todos devemos cumprir, para estarmos em segurança”.
O mês foi também de atividades e experiências novas, em que certas competências foram estimuladas, num trabalho que não faltou. “Este mês, numa das atividades, tivemos que adivinhar quais os objetos que estávamos a tocar, com os olhos vendados. As nossas técnicas usaram vários tipos de objetos, como fósforos, lã, algodão ou massa e nós, pelo tato, tínhamos que dizer em que estávamos a tocar. Nas nossas instalações, decorámos um relógio que vai ser colocado na nossa sala e construímos uma pista de bowling e ainda fizemos bolos e compota de tomate”.
Outra coisa que não faltou foi desporto e a Outra coisa que não faltou foi desporto e a realização de atividades ao ar livre que os levaram à descoberta de recantos bonitos escondidos na região. “Praticámos muito desporto e exercício físico durante o mês de agosto e, além do Boccia, futebol e basquetebol, realizámos alguns exercícios na piscina e fizemos atividades de dança nas quais fizemos pinturas com os pés. No passeio que fizemos à Senhora da Guia, descobrimos um parque de baloiços onde nos divertimos imenso e alguns de nós andámos lá pela primeira vez. Acabou por ser um mês cheio de atividades, em que nos divertimos bastante aqui na A2000”.
Mesmo a fechar o mês, os clientes do CAARPD tiveram a oportunidade de participar numa atividade diferente da habitual, a Vindima da A2000, em que puderam viver na primeira pessoa uma época tão característica na vida e identidade da região do Alto Douro.
Gonçalo Novais, Técnico da A2000