No âmbito das componentes de formação que compõem a Formação de Base, os formandos do Curso 5 – Ação 1- Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Baião abordaram diferentes temas.
Sendo um grupo muito dinâmico e muito atento a tudo que os rodeia, nomeadamente às redes sociais, todos os temas atuais são de fácil discussão/debate. Foram várias as temáticas por nós trabalhadas, desde a celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, passando pela implementação do “Iva Zero” até às comemorações do 25 de Abril e os maus-tratos na infância… nada nos falha e é aproveitado para trabalhar objetivos das unidades da formação de base.
Um dos temas de grande importância por nós abordado, e estando no mês de abril foi “abril – Mês da prevenção dos Maus-Tratos na Infância”. É certamente um tema que requer especial atenção por toda a sociedade.
Mas o que são maus tratos? Mas porquê um laço azul?
A resposta a estas e muitas outras questões foi respondida no trabalho de pesquisa que os formandos realizaram. Em pequenos grupos, os formandos sempre motivados e ao som da música “Serei o que me deres… que seja amor”, mote da campanha que assinala o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, realizaram o seu trabalho.
Depois da pesquisa, cada grupo apresentou o seu trabalho e dialogámos sobre os mesmos
Sem dúvida que o aprender não ocupa lugar, e é bem verdade!
Para mim, enquanto formadora, trabalhar formação de base, é isto! É trabalhar temas atuais, do nosso dia a dia, úteis para o formando para este estar cada vez mais inserido na comunidade onde vive.
Curso 5 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sónia Pereira, Formadora