No passado dia 4 de março, todos os colaboradores da A2000 estiveram presentes na sede da A2000 para uma formação interna subordinada ao tema clarificação e formalização dos procedimentos.
Foi um dia de partilha de conhecimentos, experiências, metodologias de trabalho, etc.
Os colaboradores ficaram divididos numa primeira parte em dois grupos, distribuindo-se pelas funções que desempenham. Um grupo focou-se na clarificação e formalização dos procedimentos do CAARPD (Centro de Atendimento, Acompanhamento e Reabilitação Social para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade (PCDI)); e o outro grupo focou-se na clarificação e formalização dos procedimentos da Formação Profissional dirigida a PCDI .
Antes da hora do almoço, o Presidente da Direção, António Ribeiro exibiu uma apresentação em PowerPoint com uma explicação detalhada dos vários métodos de angariação, retirando as dúvidas e dando sugestões de abordagem que os colaboradores possam utilizar. Nessa mesma apresentação expôs os valores angariados nos últimos 3 anos onde se debateu em conjunto os pontos mais e menos fortes relativamente à angariação de fundos.
Já da parte de tarde, num ambiente mais descontraído e propício para a partilha mais informal de opiniões/experiências, adotou-se a metodologia “World Café”. Distribuídos em vários grupos com diferentes pessoas, os colaboradores tiveram a oportunidade de abordar 4 patologias distintas nas diversas mesas.
As patologias abordadas direcionaram-se às problemáticas de Deficiência Cognitiva, Epilepsia – dinamizada pela Psicóloga Nídia Correia -, Doenças Psiquiátricas – dinamizada pela Psicóloga Joelma Monteiro -, Deficiências motoras/neurológicas – dinamizada fisioterapeuta Ana Sofia Correia -, Epilepsia – dinamizada pela Psicóloga Marina Teixeira – e Perturbações da Fala e Linguagem – dinamizada pela Terapeuta da Fala Tamára Ramos. O esclarecimento das características de cada patologia, como trabalhar com elas, bem como intervir e saber qual o papel de cada um nessa intervenção, foi o foco do “World Café”.
Em suma, para além de uma elucidação mais clara de cada tema, retirou-se a importância de pedir o apoio/colaboração dos nossos colegas especializados nas áreas em questão. Quando se tem acesso a informações que nos são estranhas por parte dos nossos clientes.
“Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer, é preciso também agir” Goethe
Kelly Guedes e Fabiana Almeida, Técnicas da A2000