No passado dia 1 de agosto de 2019, teve lugar na sede da A2000 uma ação de formação promovida pela ASSOL, sobre o Planeamento Centrado na Pessoa (PCP).
O que daqui resultou foi um dia dinâmico e de aprendizagem sobre esta abordagem humanista e que visa promover a inclusão de pessoas com deficiência nas suas comunidades.
Para a implementação desta abordagem recorre-se ao PATH (Planning Alternative Tomorrows with Hope). A aplicação desta ferramenta requer uma preparação prévia, em que a pessoa apoiada elege alguém que lhe é mais próximo e capaz de o apoiar neste percurso. À pessoa e ao grupo, vão sendo colocadas as várias questões, reforçando as respostas para que fiquem claros não só os objetivos a alcançar, mas também o papel de cada um. O PATH é um processo constituído por 8 passos com uma sequência definida que permite ir visualizando o percurso pretendido entre uma situação presente e o futuro desejado. Tudo vai sendo registado graficamente num cartaz de grandes dimensões (3m/1,5m), que, após concluído, é entregue ao cliente.
Esta ferramenta tem um foco positivista, em que tudo o que é registado é tido como o melhor que pode acontecer e procura passar ideais otimistas para o grupo, reforçando-o, reafirmando-o e recarregando-o de energia.
Apesar de tudo, reforçou-se o facto de o PATH, apesar de útil e de se tratar de uma ferramenta valiosa de apoio social, não se enquadra em todos os casos. Em exemplos em que a pessoa apoiada tem graves problemas de comunicação e/ou não tem um grupo de apoio estruturado, o PATH perde os seus principais suportes de funcionamento.
Em suma, foi um dia de aprendizagem e de troca de experiências, do qual resultaram novas aquisições capazes de melhorarem o trabalho desenvolvido com os clientes.
Daniel Carvalho, Técnico da A2000