Sabiam que os acidentes são a primeira causa de morte nos primeiros anos de vida? E que os acidentes são uma causa importante para a deficiência adquirida na criança?
A maioria desses acidentes são evitáveis…
No âmbito da UFCD 9636 – Segurança e Prevenção de Acidentes com Crianças e Jovens, são muitas as pesquisas e descobertas que temos efetuado e gostaríamos de as partilhar convosco, pois estar atento aos perigos é um dever de todos os que cuidam das crianças.
Leiam até ao fim para saberem tudo o que descobrimos.
Os acidentes domésticos são a principal causa de morte até aos 18 anos. As quedas são a principal causa de acidentes domésticos, seguindo-se os cortes, queimaduras e intoxicações. A maioria dos acidentes deve-se a faltas de atenção por parte dos adultos e menosprezo por riscos comuns, bastam alguns segundos de distração para que os acidentes aconteçam.
Acidentes mais frequentes de acordo com a idade;
0-1 anos: quedas, asfixia, engasgamento, aspiração de corpos estranhos, intoxicações, queimaduras;
2-4 anos: quedas, asfixia, engasgamento, afogamento, intoxicações, choques elétricos, traumatismos;
5-9 anos: quedas, atropelamentos, queimaduras, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumatismos;
10-19 anos: quedas, atropelamentos, afogamentos, choques elétricos, intoxicações, traumatismos;
As crianças pequenas não têm capacidade de avaliar o perigo, pelo que qualquer objeto que encontram se pode transformar num brinquedo interessante. Botões, tampas e rolhas de garrafas, moedas, pequenos pregos e brinquedos com peças pequenas são objetos atrativos para crianças até aos três anos que gostam de levar tudo à boca. No entanto, constituem um grande perigo, pois a criança pode engasgar-se e até sufocar.
Esta pesquisa foi importante para todos nós, pois percebemos que o perigo está por todo o lado e que a prevenção é sempre a melhor solução.
Na próxima edição traremos novas descobertas.
Não se esqueça!
A prevenção é a melhor forma de evitar acidentes.
Raquel Santos, Formadora
Curso 2 Ação 1 – Assistente Operacional