Em outubro, anuímos ao pedido do Papa Francisco, que convocou para o dia 7 uma jornada de oração pela paz no mundo, e, nos Espaços de Convívio da A2000, num momento de reflexão e união, rezámos e pedimos por todos os que sofrem com quezílias e guerras. Foi um momento de introspeção, de serenidade e solidariedade que muito significou para nós.
As restantes atividades do mês foram, como habitualmente, pensadas para enriquecer o dia a dia dos nossos clientes, pelo que tentámos aliar diversidade, envolvência e boa disposição, bem como temas atuais e pertinentes.
Assim, tivemos uma conversa aberta sobre saúde mental, onde foi discutida a sua importância no envelhecimento ativo e saudável. Partilhámos dicas e estratégias para manter o equilíbrio emocional e lidar com os desafios do dia a dia, mostrando a relevância de cuidar não só do corpo, mas também da mente e identificámos precisamente os Espaços de Convívio como um ótimo exemplo para cuidar da alma, do corpo e da mente.
O tema da alimentação saudável foi abordado de forma lúdica e educativa, utilizando músicas e histórias infantis para tornar o assunto mais leve e acessível. A história do João Ratão serviu de inspiração, ilustrando escolhas alimentares e mostrando, através do imaginário infantil, como a nutrição impacta o bem-estar físico e emocional.
Para aumentar o conhecimento dos participantes sobre os seus direitos, houve uma sessão dedicada aos Direitos dos Idosos em Portugal. Exploraram-se tópicos como o acesso à saúde, segurança social, cuidados especiais e a dignidade na terceira idade, promovendo a consciência e o empoderamento.
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) também foram integradas nas atividades, incentivando a familiarização com o uso de computadores e tablets, trabalhando, desta forma, a atenção, o cálculo matemático e a linguagem.
Numa atividade de grupo, que denominámos “Enigmas Matemáticos”, foi promovida a interação e o raciocínio, num ambiente de cooperação e descontração. Esta atividade incentivou a troca de ideias e o trabalho em equipa, além de estimular o pensamento lógico.
As Danças Seniores também não podiam faltar e trouxeram momentos de alegria e exercício físico, onde os participantes se moveram ao som de músicas animadas, promovendo o bem-estar físico e a interação social. O “Boccia sénior” marcou também presença e foi em Vila Pouca de Aguiar que, no Torneio organizado pela Fundação Inatel, mostrámos que estamos a afinar a pontaria e alcançámos, pela primeira vez, os quartos de final da competição. Em novembro iremos a Sabrosa e a Mirandela, para mais uns torneios, mais convívio e mais passeio.
Este conjunto de atividades proporcionou aos idosos um ambiente acolhedor, onde a convivência, a saúde e o desenvolvimento pessoal foram o foco. E, se verdadeiramente “a paz começa com um sorriso”, ela reina nesta nossa “família” a que chamamos “Espaços de Convívio”.
Paula Conceição, Técnica da A2000
Os Espaços de Convívio da A2000 envolvem 130 pessoas idosas e desenvolvem-se atualmente no Concelho de Peso da Régua, nas seguintes freguesias: União de Freguesias de Poiares e Canelas; União de Freguesias de Galafura e Covelinhas; e no Concelho de Santa Marta de Penaguião nas freguesias: União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; União de Freguesias de Louredo e Fornelos; Freguesia de Sever; Freguesia de Alvações do Corgo; e Freguesia de Fontes; e no Concelho de Lamego na União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.
Os Espaços de Convívio têm como parceiros e financiadores: a União de Freguesias de Galafura e Covelinhas e a Associação Cultural, Social, Desportiva e Recreativa de Galafura; o Município de Santa Marta de Penaguião; a União de Freguesias de Lobrigos (S. Miguel e S. João Batista) e Sanhoane; a União de Freguesias de Louredo e Fornelos; a Freguesia de Sever; a Freguesia de Alvações do Corgo; a Freguesia de Fontes e a União das Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem.