A palavra família designa afetividade, carinho, amor, união, respeito, apoio, educação, autoridade…esta palavra define-se como um conjunto de pessoas que possuem um grau de parentesco e que normalmente vivem num espaço comum. Mas a verdade é que existem vários tipos de famílias e podíamos escrever páginas e páginas sobre o tema, mas a verdade é que nós queremos falar de outro tipo de família… a “família de palavras”! já ouviram falar? Sabem o que é?
Nós, formandos do Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários de Tabuaço, estivemos na Componente de Linguagem e Comunicação a aprender o que é a família de palavras. É então um conjunto de palavras que se forma a partir de uma palavra “mãe”, de uma palavra primitiva. Este conjunto de palavras têm algo em comum porque partilham o mesmo radical. É uma inclusão de todas as palavras derivadas. Estas podem ser derivadas por sufixação (cria-se uma derivada a partir de um sufixo; chuv + iscar = chuviscar) ou por prefixação (cria-se uma palavra derivada a partir de um prefixo; des + leal = desleal).
Assim, numa das sessões de Linguagem e Comunicação fizemos uma atividade prática onde definimos várias palavras da mesma família da palavra “flor”. Lembrámo-nos assim das palavras “florir”; “flora”; “floral”; “florido”; “florescer”; “floreado”; “florada”. Pintámos uma flor com cores alegres e vivas que nos fazem lembrar o Verão, depois escrevemos as distintas palavras da mesma família de “flor” e por fim expusemos os nossos trabalhos na nossa sala de formação para ela ficar mais harmoniosa e colorida.
Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Sofia Barros, Formadora