Vivemos um momento de mudança na A2000, estamos no final de mais um ano e início de outro…. Pareceu-me perfeita a reflexão sobre a nossa missão, a missão da A2000 neste contexto de mudança e como um balanço de final de ano e desafios para o próximo ano.
No século XVIII, Voltaire, o pai do liberalismo que se empenhou na luta contra a intolerância religiosa e toda e qualquer intolerância de opinião, que então se vivia na Europa, escreveu “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”. É nas sábias e perpétuas palavras de Voltaire que se encontram os tijolos e cimento dos pilares desta nossa nobre missão na A2000.
A intolerância de opinião do Séc. XVIII sobreviveu ao moroso passar dos anos e prossegue, manifestamente, no nosso século de forma clara e indubitável. A nossa sociedade globalizada do Séc. XXI continua igualmente intolerante, intolerante à diferença, intolerante a quem se desvia dos padrões de normalidade, fatalmente impostos e que nos invadem a vida sem pedir licença para entrar.
Nesta sociedade feita de intolerâncias, a intolerância à pessoa com deficiência continua viva e diariamente expira bafos de preconceito e discriminação para os nossos clientes, cidadãos com incapacidade ou deficiência.
É nesta sociedade de intolerância que nós labutamos e nos deparamos com incontáveis dificuldades, algumas contadas e outras tantas que ficaram por contar… As dificuldades são novas a cada dia, porque a cada dia surge um novo inesperado e um novo desconhecido. Sempre que somos confrontados com uma dificuldade, seja ela qual for, a melhor sugestão de comportamento é… Parar, respirar fundo, partilhar com a equipa, pensar e trabalhar. O que fazer? Não há segredos secretos, mas o simples segredo de trabalhar com amor!
Fossem os nossos clientes peças estandardizadas que se encaixassem, preferencialmente na perfeição, no puzzle da normalidade, e a missão da A2000 na sua integração socioprofissional seria idílica. Mas não é, é uma caminhada sinuosa, mas altamente gratificante, até ao destino da integração socioprofissional dos clientes. E, nós, afincadamente trabalhamos, não pela ambição de mudar a sociedade, mas pela honrosa missão de mudar a vida daqueles que por nós passam.
Somos pequenos, é um facto, mas como um dia Voltaire escreveu “Os infinitamente pequenos têm um orgulho infinitamente grande” e nós temos um orgulho infinitamente grande na nossa missão.
Sandra Pinto, Formadora da A2000