A Motricidade Fina

Imagem da forma como uma criança pega numa caneta para escrever, em quatro idades diferentes entre os dois e seis anos

A motricidade fina é a capacidade de realizar movimentos precisos, com as mãos e os dedos, com controlo e destreza, de acordo com a exigência da atividade.

As crianças começam por tocar, agarrar e apertar com as mãos e com os pés, evoluindo na forma como pegam e manuseiam os objetos, desenvolvendo a motricidade fina e o controlo visual. 

O ato de tocar, agarrar e apertar é muito importante, pois é partir daqui que as crianças se desenvolvem a nível motor, melhorando as habilidades manipulativas para que mais tarde consigam realizar tarefas básicas do dia a dia, como abotoar um casaco, amarrar os sapatos, manusear talheres e escrever. 

A execução de habilidades motoras para realizar movimentos de forma precisa e delicada, requer um conjunto variado de aptidões que podem ser designadas por coordenação motora fina. 

As sensações tácteis têm, um papel precoce, não só na descoberta de texturas como o liso, o rugoso, o pontiagudo, o redondo, o pesado, o leve, o mole, o duro, mas ainda pela ajuda que elas dão à visão no conhecimento do espaço/objetos.

A interação da criança com o meio ambiente e com outras crianças é essencial para o seu desenvolvimento global, deve-se valorizar o desenvolvimento cognitivo, motor e afetivo, pois só assim a criança é capaz de se desenvolver, criar confiança em si mesma e nos outros.

As crianças crescem e os músculos desenvolvem-se, de tal modo que surge numa primeira fase o desenvolvimento da motricidade geral com o desenvolvimento dos grandes músculos do corpo, possibilitando à criança gatinhar, andar, correr e saltar. Posteriormente desenvolvem-se os pequenos músculos do corpo, que vão ganhando mais controlo e a motricidade fina começa a ser desenvolvida.

A idade pré-escolar é uma fase de aquisição e aperfeiçoamento das habilidades motoras, formas e coordenação e de movimento, que possibilitam à criança dominar o seu corpo em diferentes posturas (estáticas e dinâmicas) e mover-se pelo meio ambiente de variadas formas (gatinhar, andar, correr, saltar).

O desenvolvimento motor vai surgindo quando a criança começa a ter maior controlo sobre as coisas que agarra e a motricidade fina vai se desenvolvendo cada vez mais. 

Ana Sofia Correia, Fisioterapeuta

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