Os formandos do Curso 9 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários a decorrer em Tabuaço, no dia 23 de julho, deslocaram-se a Viseu a fim de visitarem algum do património deste distrito.
As atividades que ocorreram durante a manhã surgiram no âmbito da unidade de formação Linguagem e Comunicação com o intuito destes reconhecerem a diversidade de linguagens utilizadas na comunicação humana, identificarem símbolos e ícones universais e interpretarem imagens à luz de referências pessoais e sociais.
A primeira paragem teve como destino o Espaço da Castanha e do Castanheiro, em Sernancelhe. Neste local os formandos tiveram contacto com alguns produtos que têm como matéria-prima a castanha ou que, de certo modo, valorizam a mesma (produto endógeno deste concelho). Visualizaram uma apresentação que teve como objetivo demonstrar tudo o que que bom o concelho tem para oferecer e a sua evolução ao longo dos anos. No final, o grupo foi presenciado com um pastel de castanha confecionado pela guia do espaço e um chá de folhas de castanheiro.
De seguida, o grupo deslocou-se à Igreja de São João Batista, Igreja Matriz do concelho e ficou a conhecer a história da mesma e algumas curiosidades religiosas.
Por fim, e ainda antes do piquenique, foram visitar o Museu do Padre Cândido ficando assim a conhecer o espólio de arte sacra, paramentaria religiosa e arqueologia existente neste concelho.
Terminado o contacto com a cultura passaram para o lazer e, neste sentido, foram para o concelho de Moimenta da Beira, mais precisamente, para a Praia Fluvial da Albufeira do Vilar, onde levaram a cabo um piquenique. Esta atividade surgiu no âmbito da unidade de formação Cidadania e Empregabilidade, tendo como principal propósito o desenvolvimento do sentido de grupo.
Chegados ao local, dirigiram-se ao parque de merendas, situado na lateral da praia onde se estabeleceram para realizarem o piquenique. Neste piquenique houve troca de merendas, muito convívio e animação.
Após o piquenique dirigiram-se à Praia Fluvial da Albufeira do Vilar, onde os formandos tiveram oportunidade de se banharem naquelas águas refrescantes e relaxar um pouco na relva.
Ao final da tarde deu-se o regresso a Tabuaço. Foi um dia divertido, diferente, em que os formandos conviveram entre si num contexto externo à sala de formação.
Os locais visitados foram uma mais-valia para o conhecimento dos formandos acerca do património do distrito de Viseu. Esta visita encerrou um conjunto de aprendizagens que não seriam possíveis em contexto de sala de formação.
Curso 9 – Ação 1 – Operador de Serviços Pessoais e Comunitários
Ana Marisa Camilo, Formadora
Este curso de formação é cofinanciado pelo Fundo Social Europeu (FSE) e pelo Estado Português, através do Portugal 2020 – Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POISE) – Tipologia da Operação 3.01- Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade