“A FAMÍLIA É O LUGAR ONDE COMEÇA A VIDA E O AMOR NUNCA ACABA.“

Atividades com clientes em sala e ao ar livre

Maio. Neste mês as opções de trabalho foram imensas, mas em Tabuaço e Armamar optamos por trabalhar o tema da Família, que se assinala a 15 de maio.

É no ambiente familiar que conhecemos os nossos primeiros valores e recebemos as primeiras regras sociais. Aprendemos a perceber o mundo, damos início à nossa identidade e somos introduzidos no processo de socialização. Por isso, é tão comum comportarmo-nos como os nossos pais e avós, tendo traços da personalidade e atitudes muito semelhantes.

À volta do tema da família, tentámos perceber como é a dinâmica familiar de cada um.

Assim, em Tabuaço criámos a “árvore da família”, em que cada um colocou os nomes das pessoas que a constituem, incluindo os animais de estimação, pois estes também fazem parte da nossa vida.

Depois de um interessante debate, jogamos à Teia da Família, dinâmica em que cada um indica uma aprendizagem que tenha sido feita em Família e, posteriormente, criámos a Flor da Família, em que cada pétala representa uma função/valor que a Família nos transmite, como seja a Proteção, Educação, Harmonia…etc. A par disso, utilizámos as novas tecnologias, designadamente os computadores e tablets, para efetuamos pesquisas sobre os vários tipos de famílias que existem atualmente. Houve ainda tempo para fazermos um bolo de caneca para um lanche diferente e apetitoso! Todas as segundas-feiras de manhã, temos ainda a oportunidade de ter aulas de música com o prof. Tiago Gomes, da Câmara Municipal de Tabuaço. Nestas aulas, dançamos muito. Por vezes, tocamos instrumentos e ficamos com noções de como se pode fazer música até com instrumentos/materiais que utilizamos no dia-a-dia, como é o caso de um simples cano de plástico. Gostamos muito!

Em Armamar, tivemos a oportunidade de começar o dia com aulas de ginástica com os professores, Carlos e Alexandra, da Câmara Municipal de Armamar, às terças e quintas-feiras, respetivamente, o que nos dá logo muita energia para trabalharmos durante o resto do dia. Também aqui tivemos debates e dinâmicas de grupo à volta do tema da Família e criámos o “O Lar Ideal” da Família. Construímos de raiz uma casa 3D em cartão, com todas as divisões e respetivas mobílias e decoração. Ficou linda!

Cada um criou a sua própria “Flor de Família”, escolhendo as pétalas com os valores que melhor representam a sua Família. Pesquisámos igualmente imagens e textos na internet sobre o tema e jogámos alguns jogos online para descontrairmos.

Porque maio também é o mês do coração promovemos, nos dois concelhos, alguns hábitos saudáveis para prevenir doenças cardiovasculares. Fizemos um debate abordámos sobre o tema e foram entregues algumas dicas de prevenção para cada um levar para casa.

Já por terras de Murça, inspirados no feriado municipal (8 de maio), o nosso mês iniciou-se com a abordagem à Lenda da Porca de Murça. Vimos um vídeo, elaborámos o nosso próprio livro ilustrado sobre a lenda, visitámos o monumento da Porca de Murça e ainda construímos pequenas porcas, decoradas a nosso gosto, para expormos junto ao monumento.

Mas maio é também o mês do coração e, como tal, começámos por rever os cuidados que devemos ter para um coração saudável. Com estes princípios em mente, elaborámos um cartaz com dicas de cuidados a ter para expor na Residência de Estudantes, onde decorrem as nossas atividades. Para um maior aprofundamento do tema, recebemos a visita dos enfermeiros Laurinda e Miguel Plácido que nos falaram sobre a roda dos alimentos e sobre dicas e a importância de uma alimentação saudável. Com o que aprendemos, construímos a nossa própria Roda dos Alimentos, preparámos os nossos próprios pratos e confecionámos waffles saudáveis. Por último, verificámos ainda os valores da nossa tensão, para que possamos regular a alimentação e realizámos exercício físico e uma caminhada pela Vila, de forma a mantermos o nosso coração saudável.

Com as aprendizagens deste mês concluímos que, mais do que saber os cuidados necessários para adquirir hábitos saudáveis, o mais importante é colocá-los em prática e cuidar deste primeiro lar, que é o nosso corpo.

Sabendo que não existem famílias perfeitas, interessa salientar que o importante é o respeito mútuo, a consideração pelos mais velhos e os direitos e deveres que todos devemos cumprir.

Alexandra Santos e Olinda Coutinho, Técnicas da A2000

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content