Em 2021, a A2000 obteve cofinanciamento pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2021 para a concretização de três novos projetos, «Estou Aqui!», «Abrir Portas» e «Acessível a Todos», que abrangerão os concelhos do Peso da Régua, Murça, Armamar e Tabuaço, num universo previsto de 37 clientes diretos envolvidos.
«ESTOU AQUI!»
O projeto «Estou Aqui!» está concebido para abranger 27 pessoas nos concelhos de Murça, Armamar e Tabuaço, e foca-se num trabalho de sensibilização das comunidades locais para a temática da inclusão de pessoas com deficiência e incapacidade, o público-alvo deste projeto. “O projeto «Estou Aqui» é, tal como o nome indica, concebido para chamar a atenção das comunidades locais para os direitos de inclusão, participação e cidadania das pessoas com deficiência. Através de iniciativas de diversos tipos, como sessões de sala, visitas recreativas e culturais e iniciativas de interação virtual via redes sociais e zoom, até com o intuito de capacitar os participantes na área das tecnologias de informação e comunicação (TIC). Através deste projeto, pretendemos criar e reforçar os laços de proximidade entre os clientes e as comunidades onde vivem, com vista a empoderá-los em domínios como o seu desenvolvimento pessoal, o bem-estar emocional, a consciência dos seus direitos, a qualidade das suas relações interpessoais e a sua inclusão social”.
«ABRIR PORTAS»
O projeto «Abrir Portas» prevê abranger 10 clientes e realizar-se-á em Poiares, no concelho do Peso da Régua. Através de sessões em sala, visitas a locais de interesse cultural e profissional facilitadoras do contacto com a comunidade e o tecido empresarial e iniciativas de interação virtual, o «Abrir Portas» tenciona promover iniciativas de estímulo à empregabilidade e inclusão socioprofissional das pessoas com perturbação de personalidade.
A propósito deste segundo projeto, sublinhamos que a atuação destas iniciativas incide tanto sobre competências de nível pessoal como de nível profissional. Para que o «Abrir Portas» alcance os objetivos preconizados, atuar-se-á em dois domínios diferentes, mas que estão relacionados entre si: Pessoal – promover competências pessoais e de relação interpessoal; Empregabilidade – desenvolver competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (Office na ótica do utilizador, Internet, redes sociais); definir interesses profissionais; desenhar um percurso profissional/ocupacional; adquirir técnicas de procura de emprego; realizar currículo; treinar o comportamento em entrevista de emprego, entre outras).
A nível socioprofissional, vão ser promovidas iniciativas de desmistificação das perturbações de personalidade junto da comunidade e do tecido empresarial através de palestras, vídeos, folhetos ou posts em redes sociais, elaborados pelos participantes. De modo a contextualizar todo este trabalho de preparação para o processo de procura de emprego, e até para que os clientes tenham uma ideia mais efetiva dos seus interesses e competências profissionais, levar-se-ão a cabo iniciativas de aproximação e exploração de profissões através de visitas, mini-experiências profissionais e interação com o tecido empresarial que, desta forma, acaba por contactar diretamente com estes potenciais candidatos.
Para poderem participar neste projeto, os candidatos têm de cumprir quatro pré-requisitos: ter uma perturbação de personalidade que esteja controlada medicamente; serem adultos até 40 anos de idade (maiores de 40 anos, só se já trabalharam alguma vez na vida); ter algum interesse em mudar os hábitos sedentários atuais; e o local de residência deverá ser nos concelhos do Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião e Vila Real.
«ACESSÍVEL A TODOS»
«Acessível a Todos» – é o nome do projeto da A2000, cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P. 2021 e que vai tornar o sítio web da A2000 acessível a todo o tipo de usuários, independentemente das suas limitações.
Com efeito, o sítio web da A2000 tem já 10 anos e não cumpre os requisitos de acessibilidade estabelecidos no Decreto Lei nº. 83/2018, pelo que é necessário renová-lo e torna-lo acessível a todos no que se refere a: requisitos de percetibilidade (apresentação aos utilizadores da informação e dos componentes da interface de utilizador, de modo a que eles os possam percecionar); operabilidade (assegura que os componentes e a navegação na interface de utilizador são acionáveis); compreensibilidade (garantia de que a informação e a operação da interface de utilizador é de fácil compreensão); e robustez (ao nível da apresentação de conteúdos suficientemente sólidos para que possam ser interpretados de forma fiável por uma ampla gama de agentes e utilizadores, incluindo as tecnologias de apoio).
A capacidade de disseminação dos conteúdos informativos e comunicações da A2000 para um público mais alargado e a contribuição do novo espaço virtual da A2000 para uma navegação mais inclusiva dos usuários são preocupações centrais da A2000 em relação a este projeto. O sítio web da A2000 é visitado anualmente por cerca de 9600 utilizadores, pelo que consideramos que, com a remodelação do sítio, mais pessoas terão acesso, principalmente as que têm alguma deficiência ou incapacidade.
Com acesso a um público mais abrangente, a A2000 será capaz de aumentar a divulgação dos seus valores e princípios éticos, bem como dos serviços e das boas práticas na área da inclusão, o que contribuirá para um maior envolvimento das pessoas com deficiência e incapacidade nesta partilha e disseminação dos sucessos na área da inclusão.
Outro aspeto relevante neste projeto prende-se com a inovação radical que representa, pois exige uma remodelação total do sítio da organização, que já é antigo. Se compararmos com outras entidades do mesmo âmbito verifica-se que são poucas as que já têm o sítio acessível, mas se pretendemos ser coerentes com a grande preocupação em contribuir para um mundo cada vez mais inclusivo, este projeto é muito importante. Saliente-se que a apresentação pública do sítio web remodelado da A2000 está prevista para o final deste ano.