Reunião do Conselho de Parceiros do Projecto Sorrisos

Logotipo da A2000

No dia 2 de Julho de 2010 decorreu uma reunião do Conselho de Parceiros do Projecto “Sorrisos” – Progride Medida 2, na qual estiveram presentes os representantes das seguintes Entidades Parceiras: Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião; Junta de Freguesia de S. Miguel Lobrigos; Junta de Freguesia da Cumieira; Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real; DREN – Coordenação Educativa de Vila Real – Equipa de Apoio às Escolas; Agrupamento Vertical de Escolas de Santa Marta de Penaguião; Centro Social e Paroquial de S. Miguel de Lobrigos; ACIR – Associação Comercial e Industrial dos Concelhos do Peso da Régua, Sta. Marta de Penaguião e Mesão Frio; e o Centro de Respostas Integradas – Equipa Técnica de Vila Real.

Este Projecto teve como objectivo intervir nas condições que facilitam o sucesso escolar das crianças/jovens provenientes de famílias desfavorecidas e envolveu, nos seus 4 anos de execução, um total de 86 agregados familiares e 173 crianças e Jovens, todos sinalizados pela Segurança Social, a Escola e a A2000.

Procedeu-se à apresentação, discussão e votação do Relatório de Execução Final do Projecto e respectivo formulário (que incluiu o Mapa Resumo Financiamento/Despesa Paga) o qual foi aprovado por unanimidade. Ao longo da execução deste Projecto, em termos de resultados, com a intervenção ao nível familiar e individual, verificou-se o aumento das competências pessoais e sociais criando condições para um melhor funcionamento familiar, facilitador de um ambiente mais estável, propício ao sucesso escolar.

Esta foi a última reunião do Projecto, no âmbito do co-financiamento da Segurança Social, contudo verifica-se a necessidade de dar continuidade a algumas acções, pois constatou-se que, ao fim dos quatro anos ainda há 32 agregados – o que envolve 54 crianças/jovens – que precisam de acompanhamento, pelo que é imprescindível a continuidade/sustentabilidade do projecto.

Assim, na segunda parte da reunião a Coordenadora do Projecto apresentou a proposta de continuidade das acções que se destacaram como sendo as que provocaram melhores e maiores resultados: apoio psicossocial às famílias com crianças/jovens em idade escolar que não reúnem condições para prosseguir de modo funcional, sem aquele apoio; apoio às famílias que se encontram em processo de consolidação de competências e de estratégias pessoais e familiares de resolução de problemas e às famílias que têm filhos com deficiência, os quais frequentavam a Oficina dos SORRISOS; e a linha telefónica gratuita com o número 800 101 149. As acções de enriquecimento de competências dirigidas às famílias não foram incluídas por terem um custo elevado, apesar de serem consideradas importantes.

A continuidade/sustentabilidade do projecto será possível nas seguintes condições: a contribuição logística e financeira da Câmara Municipal e das Juntas de Freguesia do concelho e a manutenção e reformulação da parceria com a Segurança Social, Agrupamento de Escolas, Centro de Saúde, ACIR e Grupos de Jovens.

O orçamento anual provisional de dezoito mil euros tem como fontes de financiamento a Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, com seis mil euros; as dez Juntas de Freguesia, com seis mil euros; e a A2000, com seis mil euros. Além do valor referido, que se destina a pagar as despesas com um técnico a tempo inteiro (animador/dinamizador do projecto), a A2000 continuará a disponibilizar os recursos humanos e logísticos necessários.

Esta proposta-projecto foi já apresentada ao Presidente do Município de Sta. Marta de Penaguião, aguardando-se aprovação por parte do executivo municipal. Se a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho não co-financiarem o projecto, o mesmo terá continuidade apenas com os meios da A2000, embora com efeitos nos resultados esperados – que serão muito inferiores, bem como na qualidade e rapidez do serviço prestado.

Notícias Relacionadas

Um trabalho exemplar e impactante

11 de Dezembro, 2024

19/11/2024 – Assinatura do contrato de comparticipação financeira no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)

11 de Dezembro, 2024

15/11/2024 – Assembleia-Geral Ordinária Aprovação da revisão do Orçamento do ano 2024 e do Programa de Ação e Orçamento Previsional para o ano 2025.

11 de Dezembro, 2024
Skip to content