Baião – 2 Anos ao serviço da comunidade
No dia 3 de outubro 2016 comemorou-se em Baião o 16.º Aniversário da Associação 2000 de Apoio ao Desenvolvimento – A2000 com um Porto d’honra na Casa de Juventude de Baião, em Chavães, na presença de cerca de 60 pessoas.
Este dia de festa foi celebrado entre formandos e seus familiares, formadores e Direção da A2000, contando com a ilustre presença da Câmara Municipal de Baião: o Presidente, Dr. Paulo Pereira, Vice-Presidente, Drª Ivone Abreu e Coordenadora do Setor da Formação, Drª Susana Monteiro; do Centro de Emprego de Amarante, Diretora Drª Alda Barbosa; da Freguesia de Santa Cruz do Douro e Covelas, Drª Amélia Freitas; dos Bombeiros Voluntários de Baião, Presidente da Direção, Sr. Augusto Freixo; da Equipa do RSI (Rendimento Social de Inserção), Drª Liliana Soares e Dr. Vitor Cabral; da Solimenta – Sociedade de Representações Lda., Dr. Lima; do Agrupamento de Escolas Eiriz, Prof. Matos, entre outros.
As comemorações realizaram-se numa sala cuidadosamente decorada pelas formadoras e formandos de Baião. Num ambiente informal os convidados trocaram opiniões sobre o percurso e mudanças na vida dos formandos desde a sua integração na A2000. Por forma a presentear os convidados, os formandos com a ajuda das formadoras, elaboraram um porta-retratos e um Livro de Honra que ao longo das páginas contém a apresentação dos formandos dos dois cursos de Baião assim como os seus sonhos, objetivos e também testemunhos das entidades que estão a receber os formandos do curso Auxiliar de Serviços Gerais em FPCT (Formação Prática em Contexto de Trabalho). Um a um, os formandos foram chamados pelas entidades presentes para receber o seu Livro de Honra personalizado ficando com eles uma lembrança da A2000.
“Existem 3 formas de realizar as tarefas: fazer certo, fazer errado e não fazer nada”, assim o Presidente da Direção da A2000, António José Ribeiro, focou o seu discurso, à hora do Porto d’Honra, relembrando que a pior opção que podemos escolher era não fazer nada porque mesmo fazendo errado significa que estávamos a fazer algo, ser ativo. Lógico que devemos procurar fazer sempre certo! Agradeceu à Câmara Municipal de Baião por contribuir de forma excelente na parceria que tem com a A2000 ajudando para o sucesso deste projeto junto destas pessoas.
Drª Alda Barbosa, Diretora do Centro de Emprego de Amarante dirigiu umas breves palavras aos formandos dando-lhes os parabéns por todo o sucesso que têm feito relembrando-lhes a oportunidade que lhes foi dada e para a aproveitarem para conseguirem integrar no mercado de trabalho.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, Drª Ivone Abreu, tomou a palavra e referiu que a A2000 veio ajudar a combater uma lacuna que o concelho de Baião tinha referente a este público-alvo, que dado às suas características especiais, estava até então sem uma resposta para a sua integração na sociedade. Elogiou o trabalho que a A2000 tem desenvolvido no concelho ajudando quem mais precisa trabalhando todos os dias para que a sua inserção no mercado de trabalho seja possível. Salientou ainda que a Câmara Municipal está sempre disponível para ajudar a A2000 para que este projeto continue ativo.
Após os discursos cantou-se os parabéns à A2000, seguindo-se a degustação do bolo e petiscos regados com o habitual Vinho do Porto.
A A2000 está presente no concelho de Baião desde Fevereiro de 2014, ministrando formação profissional ao abrigo do POPH – Tipologia de Intervenção 6.2. Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, através de um projeto cofinanciado pelo Fundo Social Europeu e pelo Estado Português.
Atualmente ministra formação profissional ao abrigo do POISE – Tipologia de Operação 3.01 Qualificação de Pessoas com Deficiência ou Incapacidade, frequentando formação em Baião 23 formandos, dos quais 11 frequentam formação prática em contexto de trabalho em entidades e empresas do concelho.
O 16º aniversário da A2000 celebra-se, durante os meses de setembro e outubro, em todos Concelhos de intervenção da A2000: Santa Marta de Penaguião, dia 7 de setembro; Chaves, dia 16 de setembro; Montalegre, dia 26 de setembro; Baião, dia 3 de outubro; Tabuaço, dia 13 de outubro; Resende, dia 24 de outubro.